Aprendizagem situada em cursos de LI a distância. |
|
85 universitários. |
|
Modelo de ensino fundamentado em aprendizagem situada melhora a transferência de conhecimento. |
|
Catalano (2015)Catalano, A. The Effect of a Situated Learning Environment in a distance education information literacy course. The Journal of Academic Librarianship, v. 41, n. 5, p. 653-659, 2015.
|
Uso dos recursos de bibliotecas digitais e autoeficácia em curso de LI a distância. |
|
3 517 estudantes de EAD. |
|
Estudantes com elevada autoeficácia demonstram mais conhecimentos em selecionar recursos. |
|
Tang e Tseng (2013)Tang, Y.; Tseng, H. W. Distance learners’ self-efficacy and information literacy skills. The Journal of Academic Librarianship, v. 39, n. 6, p. 517-521, 2013.
|
Aprendizagem baseada em problemas em módulo de LI a distância. |
|
Análise de artigos de pesquisa e artigos de opinião dos estudantes. |
|
A APB foi eficaz para alguns estudantes, mas não para todos. Metade dos estudantes se engajou nas questões mais aprofundadamente e apresentou estratégias de avaliação mais sofisticadas e pensamento metacognitivo. |
|
Diekema et al. (2011)Diekema, A. R.; Holliday, W.; Leary, H. Re-framing information literacy: Problem-based learning as informed learning. Library and Information Science Research, v. 33, n. 4, p. 261-268, 2011.
|
Modelo contextual de LI a distância surgido a partir da disciplina de sistema de informação geográfica (GIS). |
|
Relato. |
|
A junção dos dois programas possibilitou um conjunto de competências transferíveis, como facilitador para a aprendizagem independente. |
|
Nazari (2011)Nazari, M. A contextual model of information literacy. Journal of Information Science, v. 37, n. 4, p. 345-359, 2011.
|
Visão holística em cursos de LI a distância. |
|
Revisão analítica da literatura. |
|
Baseando-se em estudo contextual de Nazari de LI em um programa de ensino à distância online de 2011, propõe uma forma holística de ver e praticar LI em ambientes eletrônicos, alinhada com as origens do LI. Essa abordagem permite que o e-estudante de LI conceitue e personalize o seu estilo de aprendizagem. |
|
Nazari e Webber (2012)Nazari, M.; Webber, S. Loss of faith in the origins of information literacy in e-environments: Proposal of a holistic approach. Journal of Librarianship and Information Science, v. 44, n. 2, p. 97-107, 2012.
|
Screencasting (captura de ações em uma tela de computador, com o objetivo de mostrar aos outros como realizar tarefas em um site ou em um determinado ambiente de software) como ferramenta de ensino de LI. |
|
103 professores. |
|
A maioria das reações dos participantes com os screencasts informais do bibliotecário foi positiva ou muito positiva, mas muitos participantes ainda preferem receber as respostas para as perguntas por e-mail.
|
|
Bailey (2012)Bailey, J. Informal screencasting: Results of a customer-satisfaction survey with a convenience sample. New Library World, v. 113, n. 1/2, p. 7-26, 2012.
|
Projeto piloto com uso do Skype.
|
|
Revisão de literatura e descrição do projeto pelos autores. |
|
Skype tem limitações como ferramenta para formação; no entanto, mostrou ser efetivo no "primeiro passo" para a formação a distância. |
|
Heather e Nicole (2011)Heather, N.; Nicole, E. Information literacy instruction for satellite university students. Reference Services Review, v. 39, n. 3, p. 497-513, 2011.
|
Relações entre avaliação crítica de informações online, como uma medida de letramento informacional, e componentes do letramento midiático. |
|
Estudantes de graduação. |
|
Os resultados sugerem relação significativa e positiva entre esses letramentos. Esses achados sugerem uma variedade de tipos de estratégias que instrutores e designers instrucionais podem empregar para o desenvolvimento de competências de letramento informacional. |
|
Van De Vord (2010)Van De Vord, R. Distance students and online research: Promoting information literacy through media literacy. Internet and Higher Education, v. 13, n. 3, p. 170-175, 2010.
|
Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais. |
|
119 e-formandos. |
|
A metacognição, a gestão do esforço, a elaboração de estratégias de pensamento crítico, bem como a crença no controle se relacionam a diferentes dimensões de autoeficácia do LI. |
|
Kilik-Cakmac (2010)Kilic-Cakmak, E. Learning strategies and motivational factors predicting information literacy self-efficacy of e-learners. Australasian Journal of Educational Technology, v. 2, n. 2, p. 192-208, 2010.
|
Webconferência para cursos de LI a distância. |
|
Estudantes de pós-graduação online.
|
|
Devido às limitações da tecnologia, houve redução na quantidade de informação fornecida simultaneamente aos estudantes. A comunicação clara com os usuários (estudantes e professores) é a chave para qualquer programa bem-sucedido de formação, independentemente de ser presencial ou a distância. |
|
Barnhart e Stanfield (2011)Barnhart, A. C.; Stanfield, A. G. When coming to campus is not an option: Using web conferencing to deliver library instruction. Reference Services Review, v. 39, n. 1, p. 58-65, 2011.
|
Tutorial com uso de screencast para ensino de LI a distância. |
|
Consultas com os estudantes e avaliação das estratégias de busca finais. |
|
Embora o tutorial tenha sido bem aceito pelos estudantes, houve necessidade de reforçar o conteúdo de ensino. |
|
Boden e Murphy (2012)Boden, C.; Murphy, S. The latent curriculum: Breaking conceptual barriers to information architecture. The Canadian Journal of Library and Information Practice and Research, v. 7, n. 1, p. 1-10, 2012.
|
Fundamentos de e-learning para cursos de LI a distância. |
|
Revisão de literatura. |
|
As bibliotecas são o coração das instituições e, portanto, estão destinadas a desempenhar papel vital nas atividades de aprendizagem, bem como a apoiar todos os tipos de aprendizagem, o que inclui o e-learning. Há necessidade de formação para os bibliotecários adotarem as tecnologias de e-learning e colaborarem com faculdades e departamentos como tutores dos estudantes. |
|
Eke (2010)Eke, H. N. The perspective of e-learning and libraries in Africa: Challenges and opportunities. Library Review, v. 59, n. 4, p.274-290, 2010.
|
Bibliotecários atuantes em EAD: estudo de caso dos anúncios de empregos. |
|
Anúncios de empregos. |
|
Competências tecnológicas, conhecimento em ciência da informação e comunicação são fundamentais para os bibliotecários trabalharem em EAD. |
|
Tang (2013)Tang, Y. Distance education librarians in the United States: A study of job announcements. The Journal of Academic Librarianship, v. 39, n. 6, p. 500-505, 2013.
|
Avaliação do curso de LI a distância para estudantes de medicina. |
|
Estudantes de medicina que se inscreveram no curso entre o outono de 2008 e o outono de 2010. |
|
Pontos positivos do curso: tempo e flexibilidade do espaço, estudo no próprio ritmo e tutoriais interativos online. A maioria dos alunos estavam satisfeitos com os tópicos ensinados como metodologia de busca na base de dados Web of Science, Scopus e databases médicos, uso do End Note Web e estilo de citação ISO 690. A maioria das tarefas, como busca nas bases de dados online ou encontrar o fator de impacto de uma revista, foi avaliada como benéfica. |
|
Kratochvil (2013)Kratochvil, J. Evaluation of e-learning course, Information Literacy, for medical students. Electronic Library, v. 31, n. 1, p. 55-69, 2013.
|