Resumos
O objetivo deste trabalho é divulgar a importância da interação humano-computador para a inclusão digital. Aborda o desenvolvimento da tecnologia digital, apresentando seus benefícios sociais e destacando preocupações com relação à exclusão digital. Discute a inclusão digital, ressaltando o papel da Interação Humano-Computador em seu benefício. Apresenta a interação humano-computador, por meio de definições, objetivos, história, evolução, justificativas, importância e tendências. Evidencia a importância da interação humano-computador na recuperação da informação e propõe maior aproximação entre a Ciência da Computação e a Ciência da Informação, visando a ampliação do acesso à informação.
interação humano-computador; inclusão digital; sociedade da informação; desenho universal; acessibilidade
This article main objective is to disseminate the relevance of the Computer-Human Interaction for the digital inclusion. It approaches the development of digital technology having in view its social benefits, and considers the growing concerns about digital exclusion. It examines digital inclusion and emphasizes the role of Computer-Human Interaction in its favor. It also presents such Interaction by means of definitions, objectives, history, evolution, justifications, importance and tendencies. Besides evincing the value of Computer-Human Interaction in the recovery of information, in proposes greater closeness between the Computer and the Information Sciences, which would facilitate and spread the access to information.
computer-human interaction; digital inclusion; information society; universal design; accessibility
- ADAM, J.A. Virtual reality is for real. IEEE Spectrum, New York, v.30, n.10, p.22-29,1993.
- BARFIELD, L. The user interface: concepts & design. Wokingham: Addison-Wesley Publishing Company, 1993. 353p.
- BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Superior, Departamento de Políticas do Ensino Superior. Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino. Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática. Diretrizes curriculares de cursos da área de computação e informática Brasília: MEC, 2002. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/sesu/ftp/curdiretriz/computação/co_diretriz.rtf>. Acesso em: jan. 2003.
- CARVALHO, J.O.F. Referenciais para projetistas e usuários de interfaces de computadores destinadas aos deficientes visuais 1994. 162f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) _ Faculdade de Engenharia Elétrica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994. Disponível em: <http://docentes.puc-campinas.edu.br/ceatec/oscar>. Acesso em: nov. 2003.
- CARVALHO, J.O.F. Uma taxonomia para os dispositivos de acesso à informação voltados para o deficiente visual. In: SEMINÁRIO ACESSIBILIDA-DE, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL, 2., 2003, São Paulo. Anais.. São Paulo: USP, 2003. Disponível em: <www.fsp.usp.br/acessibilidade>. Acesso em: nov. 2003.
- CARVALHO, J.O.F.; DALTRINI, B.M. Interfaces de sistemas para computadores voltadas para o usuário. Revista do Instituto de Informática da PUCCAMP, Campinas, n.1, p.3-8,1993.
- FEINER, S.; MACINTYRE, B.; SELIGMANN, D. Knowledge-based augmented reality. Commu-nications of the ACM, New York, v.36, p.53-62, 1993.
- FISHER, S.S. Virtual interfaces environments. In: LAUREL, B. (Ed.). The art of human-computer interface design Massachusetts: Addison-Wesley Publishing Company, 1990. p.423-438.
- HARTSON, H.R.; HIX, D. Human-computer interface development: concepts and systems for its management. ACM Computing Surveys, New York, v.21, p.5-92, 1989.
- INGWERSEN, P. Information retrieval interaction London: Taylor Graham Publishing, 1992. 246p. Disponível em: <www.db.dk/pi/iri>. Acesso em: nov. 2003.
- LAUREL, B. New Directions Introdution. In: LAUREL, B. (Ed.). The art of human-computer interface design Massachusetts: Addison-Wesley Publishing, 1990a. p.345-346.
- LAUREL, B. Interface agents: metaphors with character. In: LAUREL, B. (Ed.). The art of human-computer interface design Massachusetts: Addison-Wesley Publishing, 1990b. p.355-365.
- MOUNTFORD, S.J.; GAVER, W.W. Talking and listening to computers. In: LAUREL, B. (Ed.). The art of human-computer interface design Massachusetts: Addison-Wesley Publishing, 1990. p.319-334.
- NAIMARK, M. Realness and interactivity. In: LAUREL, B. (Ed.). The art of human-computer interface design Massachusetts: Addison-Wesley Publishing, 1990. p.455-459.
- NEGROPONTE, N. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 210p.
- OREN, T. Designing a new medium. In: LAUREL, B. (Ed.). The art of human-computer interface design Massachusetts: Addison-Wesley Publishing, 1990. p.467-479.
- PARAGUAY, A.I.B.B. Inclusão Digital In: SEMINÁRIO ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL, 2001, São Paulo. Anais.. São Paulo: USP, 2001. Disponível em: <www.fsp.usp.br/acessibilidade>. Acesso em: nov. 2003.
- PELISSONI, C.G.; CARVALHO, J.O.F. Uma proposta de metodologia para o ensino da disciplina interação humano-computador em cursos de computação e informática. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 11., 2003, Campinas. Anais.. Disponível em: <www.sbc.org. br/sbc2003>. Acesso em: nov. 2003.
- PRESSMAN, R.S. Software engineering: a practitioner's approach. 3.ed. New York: McGraw-Hill, 1992. 793p.
- ROCHA, H.V.; BARANAUSKAS, M.C.C. Design e avaliação de interfaces humano-computador. Campinas: NIED/UNICAMP, 2003. 244p.
- SHNEIDERMAN, B. Designing the user interface: strategies for effective human-computer interaction. 2.ed. Massachusetts: Addison-Wesley Publishing, 1992. 573p.
- SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NO BRASIL. Disponível em: <http://www.socinfo.org.br/sobre/sociedade.htm>. Acesso em: nov. 2003.
- STEINFELD, E. The concept of universal design New York: University at Buffalo, c1994. Disponível em: <http://www.ap.buffalo.edu/idea/ publications/free_pubs/pubs_cud.html>. Acesso em: nov. 2003.
- TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. 195p.
- THAKKAR, U. Ethics in the design of human-computer interfaces for the disabled. SIGCAPH Newsletter, New York, n. 42, p.1-7, 1990.
- UNITED STATES OF AMERICA. Association for Computing Machinery. Curriculum Development Group. Curricula for human-computer interaction New York: ACM, 1992. 162p.
- WALKER, J. Through the looking glass. In: LAUREL, B. (Ed.). The art of human-computer interface design Massachusetts: Addison-Wesley Publishing, 1990. p.439-447.
- WEISER, M. Some computer science issues in ubiquitous computing. Communications of the ACM, New York, v.36, p.75-84, 1993.
- WELLNER, P.; MACKAY, W.; GOLD, R. Computer-augmented environments: back to the real world. Communications of the ACM, New York, v.36, p.24-26, 1993.
- WILLIAMS, N.; BLAIR, G.S. Distributed multimedia applications: a review. Computer Communications, Oxford, UK, v.17, n.2, p.119-132, 1994.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
14 Out 2014 -
Data do Fascículo
Dez 2003