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As redes sociais como instrumento estratégico para a inteligência competitiva

Social networks used as a strategic instrument for competitive intelligence

Resumos

O mapeamento das redes sociais permite a visualização das ligações entre atores no ambiente organizacional, constituindo-se, assim, importante recurso para o compartilhamento da informação e do conhecimento. Neste artigo, resultado de um estudo teórico, apresentamos as redes sociais como um dos instrumentos para o processo de inteligência competitiva, com o objetivo de evidenciar a inter-relação entre eles e demonstrar sua complementaridade. Os resultados indicam que as redes sociais colaboram para o fortalecimento da cultura organizacional voltada para o compartilhamento da informação e do conhecimento. Além disso, o mapeamento das redes possibilita rastrear os fluxos da informação, permitindo a identificação da estrutura informacional que permeia o ambiente da organização. Assim, as redes sociais podem contribuir, de forma efetiva, para a compreensão e elaboração de melhores estratégias para o processo de inteligência competitiva e, conseqüentemente, para o funcionamento do contexto organizacional.

inteligência competitiva; redes sociais; estratégia organizacional


Social network mapping enables the visualization of connections among actors in an organizational environment, and therefore is considered an important resource for sharing information and knowledge. As a result of a theoretical study, social networks are introduced in this article as one of the instruments for the competitive intelligence process, with the objective of making the interrelation between them evident, and showing that they supplement each other. The results of this study show that social networks cooperate with the strengthening of organizational culture, as far as sharing information and knowledge are concerned. Furthermore, network mapping enables to track down information flow, allowing an identification of the informational structure that pervades an organization's environment. Social networks can contribute effectively to the understanding and elaboration of better strategies for the competitive intelligence process and, consequently, to the operation of the organizational context.

competitive intelligence; social networks; organizational strategy


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2006

Histórico

  • Aceito
    28 Abr 2006
  • Recebido
    17 Nov 2005
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