Resumos
Com base em resultado de pesquisa que investigou, nas bibliotecas universitárias, entre outras questões, a dimensão tecnologia proposta pelo modelo de Organizações do Conhecimento apresentado por Angeloni, percebe-se que a tecnologia aplicada restringe-se ao uso das ferramentas Internet e Intranet para possibilitar a comunicação em redes. Identificou-se, portanto, o desconhecimento teórico das ferramentas data warehouse, groupware, workflow e gerenciamento eletrônico de documentos. Assim, busca-se destacar, no artigo, o papel da rede de computador - Internet, Intranet, Extranet, Data Warehouse, Groupware, Workflow e gerenciamento eletrônico de documentos - a fim de promover a aprendizagem, visando ao conhecimento conceitual de sua prática, rumo às organizações do conhecimento. Os bibliotecários, assim como outros profissionais da informação, atuam como gestores do conhecimento. Nesse sentido, devem adotar o uso da tecnologia da informação e suas ferramentas para facilitar o processo de criação, armazenamento e disseminação do conhecimento.
tecnologia; bibliotecas universitárias; gestão do conhecimento
Based upon research findings developed at University Libraries that he investigated, among others issues, the Dimension Technology proposed by the Knowledge Organizations model presented by Angeloni, it should be noted that the applied technology is limited to the use of Internet and Intranet tools to enable net communication. A theoretical unacquaintance of data, warehouse, groupware, workflow and electronic document management tools was therefore identified. In this article, the role of the Net, Internet, Intranet, Extranet, Data Warehouse, Groupware, Workflow, electronic document management is emphasized, in order to promote learning, aiming at the conceptual knowledge of its practice, heading to knowledge organizations. Librarians, as well as other information professionals, act as managers of knowledge. Consequently, they must adopt the use of information technology and its tools to facilitate the creation process, storage and dissemination of the knowledge.
technology; university library; knowledge management
- ALMEIDA, M.S. Gestão do conhecimento e data warehouse: alavancagem no processo decisório. In: ANGELONI, M.T. Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002. Cap.11, p.172-184.
- ANGELONI, M.T. (Coord.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002. 215p.
- CASTELLS, M. A empresa em rede: a cultura, as instituições e as organizações da economia informacional. In: CASTELLS, M. A sociedade em rede 4.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. Cap.3, p.173-221.
- CHIAVEGATTO, M.V. As práticas do gerenciamento da informação: estudo exploratório na Prefeitura de Belo Horizonte. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO/GESTÃO DE DOCUMENTOS (ISKM/DM), 3., 2000. Anais...Curitiba: PUCPR/CITS, 2000.
-
5DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial 5.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 237p.
- DUARTE, E.N. et. al. (Coord.). A biblioteca universitária como organização do conhecimento: do modelo conceitual às práticas. Relatório Parcial. João Pessoa, Departamento de Biblioteconomia e Documentação, 2004. Relatório parcial do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq.
- GESTÃO DO CONHECIMENTO/GESTÃO DE DOCU-MENTOS (ISKM/DM), 3., 2000. Anais... Curitiba, PUCPR/CITS, 2000.
- MACHADO, R.B. Gerenciamento eletrônico de documentos e sua inter-relação com a gestão do conhecimento. In: ANGELONI, M.T. Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002. Cap.13, p.196-210.
- McGEE, J.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação Rio de Janeiro: Campus, 1994. 244p.
- NEVES, E.C.; LONGO, R.M.J. Atuação do profissional da informação na gestão do conhecimento. In: ISKM, 2., 2001. Anais... Curitiba: PUCPR/CITS, 2001.
- NEVES, E.C.; LONGO, R.M.J. Atuação do profissional da informação na gestão do conhecimento. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.23/24, n.2, p.161-172, 1999-2000.
- NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. 7.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 357p.
- PEREIRA, R.C.F. As redes como tecnologias de apoio à gestão do conhecimento. In: ANGELONI, M.T. Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002. Cap.10, p.156-171.
- SANTOS, A.R.; MANTA, L.D. O bibliotecário na sociedade da informação brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2002, Fortaleza. Anais... Fortaleza: 2002.
- SETTI, M. et al. Projeto businexpress: um workflow para web, modular e integrável. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO/GESTÃO DE DOCUMENTOS (ISKM/DM), 3., 2000. Anais... Curitiba, PUCPR/CITS, 2000. 528p.
- STEWART, T.A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 280p.
- SVEIBY, K.E. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 237p.
- TEIXEIRA FILHO, J. Tecnologia da informação para a gestão do conhecimento Disponível em: <http://www.infotmal. com.br/artigos/art008.htm>. Acesso em: 27 maio 2001.
- THOM, L.J. et al. Processo de desenvolvimento de sistemas de workflow considerando fatores humanos e a análise da dinâmica organizacional. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO/GESTÃO DE DOCU-MENTOS (ISKM/DM), 3., 2000. Anais... Curitiba: PUCPR/CITS, 2000.
- TRIVES JÚNIOR, J.J. A tecnologia de workflow e a transformação do conhecimento. In: ANGELONI, M.T. Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002. Cap.12, p.185-195.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
12 Set 2014 -
Data do Fascículo
Ago 2006
Histórico
-
Aceito
07 Abr 2006 -
Recebido
23 Set 2005