Este artigo analisa relações contrastantes dos conceitos na filosofia e na ciência, discutindo as noções de progresso e paradigma. Levanta a hipótese de que os conceitos estão vinculados em todas as ordens tradicionais de explicação. Nessa perspectiva, os conceitos podem ser apresentados e representados, concomitantemente, no plano das ideias e da linguagem. A pesquisa foi realizada com base em revisão bibliográfica, utilizando o método de bricolagem para relacionar teorias distintas. Indica potenciais diferenças e limites epistemológicos na análise do progresso no contexto paradigmático do conceito científico e filosófico. Assim, coloca em discussão a hipótese do progresso do conceito e a noção de progresso adotada para o conceito-objeto informação na Ciência da Informação. Primeiramente, apresenta uma visão panorâmica dos conceitos na filosofia. Na sequência, levanta a questão do progresso dos conceitos e sua relação com a linguagem e os paradigmas. Conclui que a noção de paradigma, apesar de impactar nas abordagens filosófica e científica da informação, pode estar deslocada do campo epistemológico.
Ciência da informação; Conceito; Epistemologia; Linguagem; Paradigma