Resumo:
O artigo propõe refletir, à luz das Humanidades Digitais, a respeito da influência da pós-verdade na crise de credibilidade da ciência. Objetivou-se identificar o papel da divulgação científica na recuperação da credibilidade da ciência, assim como combater a pós-verdade e a possibilidade da utilização de redes sociais na divulgação científica das universidades públicas. Ao definir-se como descritiva, a pesquisa procurou realizar uma análise dos benefícios e aportes que poderiam resultar na contextualização da problemática com o campo do conhecimento das Humanidades Digitais. Ponderou-se que a divulgação científica por redes sociais contribui para combater os efeitos da cultura da pós-verdade e, consequentemente, recuperar a credibilidade da ciência. Salientou-se que os atores protagonistas na promoção de estratégias de divulgação científica são as universidades públicas, por terem a democratização do acesso ao conhecimento como um compromisso social.
Palavras-chave:
Humanidades Digitais; Divulgação científica; Credibilidade da ciência; Pós-verdade; Redes sociais