Resumos
Proposição da inserção dos conteúdos relacionados à Administração nos cursos de graduação em Biblioteconomia. Apresenta a experiência de reestruturação curricular do Departamento de Ciência da informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília, que possibilitou a inserção da linha de pesquisa em administração nas unidades de informação. Considera ainda que, para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, são necessários processos adequados de ensino-aprendizagem, sintonizados com um paradigma que estimula a pesquisa docente e discente.
administração; linhas de pesquisa; unidades de Informação; ensino-aprendizagem
This paper proposes the insertion of the subjects related to the administration in the Library Studies program. It presents the curriculum re-structuring experience in the Information Science department of the School of Philosophy and Sciences at UNESP/Marília, which made possible to introduce the research in administration as a subject of studies in the information units. The study also argues that the successful development of the program contents cannot do without adequate teaching-learning processes, in tune with a paradigm that stimulates teachers and students' interest in research.
administration; research areas; information units; teaching-learning
- CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Makron Books, 2000. 415p.
- DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994. (Biblioteca Tempo Universitário, 96).
- FOUCAULT, M. Arqueologia do saber Petrópolis: Vozes, 1972. (Epistemologia e pensamento contemporâneo, 3).
- HAMPTON, D.R. Administração contemporânea São Paulo: McGraw-Hill, 1992.
- RESOLUÇÃO UNESP n. 14 de 17 de fevereiro de 1997. Diário Oficial do Estado, p. 17, 18 fev. 1997.
- SHANKER, A. Como tornar as escolas responsá-veis. In: DRUCKER, P.F. Administração de organizações sem fins lucrativos: princípios e práticas. Pioneira: São Paulo, 2001. p.95.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
14 Out 2014 -
Data do Fascículo
Dez 2003
Histórico
-
Aceito
08 Jul 2003 -
Recebido
22 Abr 2003