Acessibilidade / Reportar erro

Perspectivas em (in)formação: tendências e tensões entre abordagens físicas, cognitivistas e emergentes

Perspectives on (in)formation: trends and tensions among physical, cognitivist and emergent approaches

Resumos

Apresenta uma visão epistemológica e histórica das abordagens físicas, cognitivistas e emergentes no campo da Ciência da Informação, adotando o conceito de abordagem de Wersig em detrimento da concepção de paradigma. Expõe as polarizações entre diversas conceituações de informação e ilustra como problemas práticos do campo foram solucionados ou temas de pesquisa desenvolvidos com base nos modelos adotados e nas ligações transdisciplinares efetuadas pelos diferentes tipos de abordagens, incluindo a análise de domínio e a cognição situada. Conclui reconhecendo a atual premência da integração das várias abordagens, da tradução e fundamentação dos conceitos utilizados, da diversificação metodológica e de um viés pragmático que foque os problemas comuns e soluções adotadas no campo e considere os aspectos sociais, históricos e epistemológicos nos diversos domínios.

Ciência da Informação; abordagens físicas; abordagens cognitivistas; análise de domínio; cognição situada; paradigma


This article presents an epistemological and historical view of the physical, cognitivist and emergent approaches in the field of Information Science, adopting Wersig's concept of approach, instead of the concept of paradigm. It shows the polarizations occurring among the diverse conceptualizations in Information Science, and it illustrates how practical problems were solved in the field. It also indicates how research subjects were developed, grounded on adopted models and transdisciplinary connections made by the different kinds of approaches, including the domain analysis and the situated cognition. The article concludes pointing out to the need for integrating the various approaches and translating instrumental concepts and/or laying their foundations. The conclusion also indicates the need for methodological diversification and for a pragmatic view, which should focus at the ordinary problems and adopt solutions in the field that would take into account the social, historical, and epistemological dimensions of the diverse domains.

Information Science; physical approaches; cognitivist approaches; domain analysis; situated cognition; paradigm


  • ARAÚJO, C.A. A pesquisa norte-americana. In: HOHLFELDT, A.; MARTINO, L.C.; FRANÇA, V.V. (Orgs.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
  • BATESON, G. Steps to an ecology of mind.  New York: Ballantine Books, 1972.
  • BELKIN, N.J.; ODDY, R.N.; BROOKS, H.M.  ASK for information retrieval: Part I. Background and theory. Journal of Documentation, v.38, n.2, p.61-71, 1982a.
  • BELKIN, N.J.; ODDY, R.N.; BROOKS, H.M. ASK for information retrieval: Part II. Results of a design study. Journal of Documentation, v.38, n.3, p.145-164, 1982b.
  • BORGES, M.E.N. A informação e o conhecimento na biologia do conhecer: uma abordagem cognitiva para os estudos sobre inteligência empresarial. 2002. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
  • BROOKES, B.C. The foundations of information science: Part I: Philosophical Aspects. Journal of Information Science, v.2, p.125-133, 1980.
  • BUCKLAND, M. Information as thing. Journal of the American Society for Information Science, v.42, n.5, p.351-360, 1991.
  • CAPURRO, R. What is information science for? A philosophical reflection. In: VAKKARI, P.; CRONIN, B. (Eds.). Conceptions of Library and Information Science. London: Taylor Graham, 1992. p.82-96.
  • CAPURRO, R.; FLEISSNER, P.; HOFKIRCHNER, W. Is a unified theory of information feasible? A Trialogue. In: HOFKIRCHNER, W. (Ed.): The Quest for a Unified Theory of Information Proceedings of the Second International Conference on the Foundations of Information Science, 1999. p.9-30. Disponível em: <http://www.capurro.de/trialog.htm>. Acesso em: 7 jul. 2006.
  • CAPURRO, R. Hermeneutics and the phenomenon of information. In: MITCHAM, C. (Ed.). Metaphysics, epistemology, and technology: Research in philosophy and technology. v.19, JAI/Elsevier Inc p.79-85, 2000. Disponível em: <http://www.capurro.de/ny86.htm>. Acesso em: 7 jul. 2006.
  • CAPURRO, R. Epistemologia e Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 5., 2003. Belo Horizonte, Anais... Belo Horizonte, 2003a.
  • CAPURRO, R. Foundations of information science: Review and perspectives 2003b. Disponível em: <http://www.capurro.de/tampere91.htm>. Acesso em:  7 jul. 2006.
  • CLANCEY, W.J. Situated cognition: On human knowledge and computer representations. Cambridge University Press, 1997.
  • DE MEY, M. The relevance of the cognitive paradigm for information science. In: HARBO, Ole; KAJBERG, (Ed.): Theory and application of information research London: Mansell, 1980. p.48-61.
  • DUMONT, L.M.M. Leitura e cognição: possíveis entrelaçamentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 7., 2006, Marília. Anais... Marília, 2006. Disponível em: <http://www.portalppgci.marilia.unesp.br/ enancib/viewabstract.php?id=68>. Acesso em: 16 nov. 2006.
  • ELLIS, D. Paradigms and proto-paradigms in information retrieval research. In: VAKKARI, P.; CRONIN, B. (Eds.). Conceptions of Library and Information Science. Historical, empirical and theoretical perspectives. London, 1992. p.165-186.
  • FAVIER, L.; MARTIN-JUCHAT, F. La science de l´information face à de nouveau paradigmes: prise en compte de la dimension sociale de la recherche d´information et remise en cause de la figure de l´usager. In: COUZINET, V et al. (Dir.). Recherches récentes en sciences de l´information: convergences et dynamiques. Actes du colloque international, 2002, L´Université Toulouse 3. Paris: ADBS Éditions, 2002.
  • FRANCELIN, M.M. Configuração epistemológica da Ciência da Informação no Brasil em uma perspectiva pós-moderna: análise de periódicos da área. Ciência da Informação, Brasília, v.33, n.2, p. 49-66, 2004.
  • FROHMANN, B. Knowledge and power in library and information science: Toward a discourse analysis of the cognitive viewpoint. In: VAKKARI, P.; CRONIN, B. (Eds.). Conceptions of Library and Information Science. Historical, empirical and theoretical perspectives. London, 1992. p.135-148.
  • GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Dos estudos sociais da informação aos estudos do social desde o ponto de vista da informação. In: AQUINO, M.A. (Org.) O campo da Ciência da Informação. Gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: Universitária, 2002.
  • GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Metodologia de pesquisa no campo da Ciência da Informação. DataGramaZero, v.1, n.6, 2000. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/dez00/Art_03. htm>. Acesso em: 16 nov. 2006.
  • HJØRLAND, B. Domain analysis in information science: Eleven approaches -traditional as well as innovative, Journal of Documentation, v.58, n.4, p.422-462, 2002.
  • HJØRLAND, B. Domain analysis in information science. In: ENCYCLOPEDIA of Library and Information Science. New York: Marcel Dekker, 2004. p.1-7. Disponível em: <http://www.dekker. com/servlet/product/DOI/101081EELIS120024990>. Acesso em: 7 jul. 2006.
  • INGWERSEN, P. Cognitive information retrieval. Annual Review of Information Science and Technology (ARIST), v.34, p.3-52, 1999.
  • KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.
  • LAKATOS, I. Falsification and the methodology of scientific research programmes. In: LAKATOS, I.; MISGRAVE, A. (Eds.). Criticism and the growth of knowledge, Cambridge: Cambridge University Press, 1970.
  • LE COADIC, I.F. A Ciência da Informação  Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
  • MASTERMAN, M. The nature of a paradigm. In: LAKATOS, I.; MISGRAVE, A. (Eds.). Criticism and the growth of knowledge, Cambridge: Cambridge University Press, 1970.
  • MATHEUS, R.F. Rafael Capurro e a filosofia da informação: abordagens, conceitos e metodologias de pesquisa para a Ciência da Informação. Perspectivas em  Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.10, n.2, p.140-165, 2005.
  • MATURANA, H.R. A ontologia da realidade GRACIANO, V.; MAGRO, C.; VAZ, N. (Orgs.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997.
  • MATURANA, H.R. Emoções e linguagem na educação e na política Belo Horizonte: UFMG, 1998.
  • MATURANA, H.R.; VARELA, F.J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athenas, 2001.
  • METZGER, J.-P. Les trois pôles de la science de l´information. In: COUZINET, V. et al Recherches récentes en sciences de l´information: convergences et dynamiques. Actes du colloque international, 2002, l´Université Toulouse 3. Paris: ADBS Éditions, 2002.
  • MIKSA, F.L. Library and information science: Two paradigms. In: VAKKARI, P., Blaise Cronin (Eds.): Conceptions of Library and Information Science: Historical, empirical and theoretical perspectives. London, 1992. p.229-243.
  • MIRANDA, A. A Ciência da Informação e a teoria do conhe-cimento objetivo: um relacionamento necessário. In: AQUINO, M. A (Org.). O campo da Ciência da Informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: Universitária, 2002.
  • PEREIRA, F.C.M.; BORGES, M.E.N. A inteligência empresarial e a biologia do conhecer: uma análise exploratório-qualitativa do setor de pequenas e médias empresas de consultoria de Belo Horizonte. Encontros Bibli - Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, n.22, 2006. Disponível em: <http://www.encontros-bibli.ufsc.br/Edicao_22/pereira.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2006.
  • POPPER, K. A lógica da pesquisa científica São Paulo: Cultrix, 2000.
  • SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências 13.ed. Porto: Afrontamento, 2002.
  • SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução, relações. Perspectivas em Ciência da Informação, v.1, n.1, p.41-62, 1996.
  • SHANNON, C.E. A mathematical theory of communication. The Bell System Technical Journal, v.27, p.379-423, 623-656, 1948.
  • SHERA, J. The sociological relationships of information science. Journal of the American Society for information Science, v.22, n.1, p.76-80, 1971.
  • SHERA, J. Toward a theory of librarianship and information science. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.2, n.2,  p.87-97, 1973.
  • TAYLOR, R.S. Information use environment. In: DERVIN, B.;  VOIGT, M.J. (Ed.). Progress in Communication Sciences, v.10, p. 217-255, 1991.
  • TAYLOR, R.S. Value-added process in the information life cycle. Journal of the American Society for Information Science (JASIS), v.33, n.5, p.341-346, 1982.
  • VAKKARI, P., CRONIN, B. (Eds.). Conceptions of library and Information Science: historical, empirical and theoretical perspectives. London: Taylor Graham, 1992.
  • VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. The embodied mind: cognitive science and human experience. Cambridge: MIT Press, 1991. 308p.
  • VENÂNCIO, L.S.; BORGES, M.E.N. Cognição situada: fundamentos e relações com a Ciência da Informação. Encontros Bibli - Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, n.22, 2006a. Disponível em:<http://www.encontros-bibli.ufsc.br/Edicao_22/venancio.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2006.
  • VENÂNCIO, L.S.; BORGES, M.E.N. O caminhar faz a trilha: o comportamento de busca de informação sob o enfoque da cognição situada. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 7., 2006b. Marília. Anais... Marília, 2006b. Disponível em: <http://www.portalppgci. marilia.unesp.br/enancib/viewabstract.php?id=267>. Acesso em: 16 nov. 2006.
  • WERSIG, G. Information Science: The study of postmodern knowledge usage. Information Processing and Management, v.29, n.2,  p.229-239, 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2007

Histórico

  • Aceito
    22 Maio 2007
  • Recebido
    30 Nov 2006
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br