No contexto atual da era do conhecimento, um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações é o de gerir o conhecimento tácito. Mas como gerenciar o conhecimento que está na cabeça das pessoas? Como motivá-las ao compartilhamento? Para responder a essas questões, o estudo compreendeu um referencial teórico apoiado em gestão do conhecimento, marketing interno e portais corporativos. A pesquisa quantitativa, descritiva e de campo foi realizada no Serviço Federal de Processamento de Dados e contou com a opinião de 55 gestores de conhecimento. O resultado foi a identificação dos subsídios necessários para elaboração de programas que permitam mensurar e implementar práticas de reconhecimento e recompensas, visando ampliar o compartilhamento do conhecimento organizacional. Conclui-se que apenas a existência de um portal corporativo não é condição suficiente para garantir o compartilhamento do conhecimento organizacional. É preciso desenvolver práticas motivacionais adequadas, junto ao quadro de colaboradores, para que o conhecimento tácito possa ser compartilhado em portais corporativos.
Práticas motivacionais; Gestão do conhecimento; Compartilhamento do conhecimento; Endomarketing