Resumos
Este artigo apresenta a proposta de uma atividade de Inteligência Competitiva (IC) através da Internet, com o objetivo de possibilitar a utilização de agentes inteligentes na tarefa de monitoramento de fontes de informação disponíveis na rede. O presente trabalho foi desenvolvido até o ponto relativo ao mapeamento de fontes de informação estratégicas disponíveis na Internet, imaginando-se a possibilidade de sua aplicação em qualquer organização. O referencial empírico do trabalho foi em uma empresa mineira do setor de consultoria e prestação de serviços em gestão da informação e documentação.
inteligência competitiva; estratégia organizacional; pequenas e médias empresas; Internet; agentes inteligentes
This is a proposal for a competitive intelligence activity through the Internet, in order to make possible the use of intelligent agents in the monitoring of information sources available in the network. The present project has already been developed up to the mapping of sources of strategic information found in the Internet, working with the possibility of applying it to any organization. The project's empirical reference was an organization located in Minas Gerais (a State of Brazil), which works with consulting and services on documentation and. information management.
competitive intelligence; organizational strategy; small and medium-size enterprises (SME); Internet; intelligent agents
- BARBOSA, R.R. Monitoração ambiental: uma visão interdisciplinar. Revista de Administração, v.32, n.4, p.42-53, 1997.
- DAVENPORT, T.H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. 316p.
- FIDELIS, J.R.F. A Internet como fonte de informação para inteligência empresarial: um estudo de caso em indústrias de micro, pequeno e médio portes. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
- LESCA, H. et al. Como produzir um senso útil para as ações dos dirigentes. READ, v.2, n.2, nov. 1996. Disponível em: <http://read.adm.ufrgs.br/read03/artigo/freitas1.htm>. Acesso em: 12 jul. 2004.
- MCGEE, J.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 1994. p.36-54.
- PORTER, M. Estratégia competitiva. 9.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
- PRAHALAD, C.K.; HAMEL, G. The core competence. Harvard Business Review, May/June, p.12-81, 1990.
- SILVA, H.P. Inteligência Competitiva na Internet; proposta de um processo. 2000. f.4. Tese (Douto-rado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
- TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
- TYSON, K.W.M. The complete guide to competitive intelligence. Lisle: Kirk Tyson International, 1998. p.2.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
12 Set 2014 -
Data do Fascículo
Abr 2005
Histórico
-
Aceito
16 Fev 2005 -
Recebido
28 Jun 2004