Resumo
A facilidade de conectividade e interatividade dos seres humanos com a Internet e as mídias sociais fez com que qualquer indivíduo possa criar e divulgar a informação ou notícia desejada por estes meios de comunicação e isso decorreu o crescimento da desinformação, levando questões de como os seres humanos podem ser manipulados pelas informações falsas. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo principal correlacionar os conceitos de notícias falsas e desinformação com o Modelo de Comportamento de Fogg. A partir da correlação das definições e conceitos aplicados pelos órgãos e instituições selecionadas e os fatores do Modelo de Comportamento de Fogg. Conclui-se que todas as definições possuem aspectos correlacionados com os fatores levantados por Fogg para a persuasão de um comportamento desejado, mostrando assim como as informações falsas podem ser utilizadas para manipular os indivíduos que possuem tendências a acreditar em determinado assunto, aos que não possuem conhecimento de verificabilidade de desinformação ou aos que já foram afetados pelo cansaço informacional.
Palavras-chave
Desinformação; Notícias falsas; Informação Falsa; Modelo de comportamento de Fogg