Acessibilidade / Reportar erro

Elementos de dialogicidade entre Harris, Dewey, Cutter, Otlet, Kaiser e Ranganathan: um recorte teórico na história da Organização do Conhecimento

Resumo

Neste artigo, são examinados diálogos e interseções teóricas entre alguns autores fundamentais para os estudos de classificação e indexação nos séculos XIX e XX, abordando estudos que ajudaram a desenvolver o arcabouço teórico e metodológico da organização do conhecimento. Mais especificamente, são destacadas e analisadas as convergências entre Harris, Dewey, Cutter, Otlet, Kaiser e Ranganathan, de modo a conceber um quadro esclarecedor de suas contribuições teóricas e históricas para a fundamentação epistemológica da organização do conhecimento. Do ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem crítico-descritiva para analisar as principais contribuições dos autores, bem como se lançou mão de reflexões críticas tecidas por alguns especialistas e biógrafos da área. O ponto de partida deste trabalho foi a discussão que une as classificações bibliográficas à organização do conhecimento, concebida nas ideias de Bliss; posteriormente, a narrativa histórica dividiu-se entre contribuições teóricas vindas do século XIX (Harris, Dewey e Cutter) e do século XX (Otlet, Kaiser e Ranganathan); e, por fim, apresentou-se uma discussão da história da organização do conhecimento a partir do ponto de vista do desenvolvimento teórico-metodológico da classificação e da indexação no decorrer dos séculos citados. O artigo conclui com algumas inferências e observações relativas às principais e convergentes contribuições dos autores para o desenvolvimento do campo da organização do conhecimento.

Palavras-chave:
Classificação; Indexação; Organização do Conhecimento

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br