Acessibilidade / Reportar erro

Análise de redes sociais como estratégia de monitoramento para a difusão de informações entre hospitais

Resumo

Este artigo explora a estrutura de ligações entre os hospitais integrantes de uma rede de inovação e aprendizagem em gestão hospitalar. Pressupõe que há limitações para fomentar a comunicação e a difusão de conhecimento entre as organizações prestadoras de serviços de saúde caso não estejam configuradas em redes sociais. Utiliza-se como método a Análise de Redes Sociais, compreendida como uma estratégia para monitorar a difusão de informações entre hospitais. As assertivas conceituais sobre a difusão do conhecimento enfatizam o papel dos fenômenos e dos processos de comunicação e de aprendizagem como a força motriz da propagação de uma inovação nos serviços de saúde. Os resultados revelam uma fragilidade da interação dos hospitais e da coesão deles na rede. Assim, políticas para promover o fluxo de dados e informações são necessárias, requerendo abertura dos componentes da Rede investigada para intercambiar seus processos inovativos. A interação desses hospitais em estruturas horizontalizadas e capilarizadas é uma qualidade ou propriedade ainda a ser adotada, incorporada, assimilada e desenvolvida pelos sujeitos, instituições e organizações de serviços de atenção à saúde.

Palavras-chave:
Difusão de conhecimento; Inovação; Análise de redes sociais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br