Acessibilidade / Reportar erro

Inclusão educacional e social da Internet das coisas na neurodiversidade

Resumo

Este estudo visa verificar se a Internet das coisas (IoT) é inclusiva a nível educacional e social para pessoas com neurodiversidade. O desenho da pesquisa é não experimental, explicativo e correlacional. Neste artigo, é utilizada uma escala Likert validada em conteúdo e construto. A amostra é composta por 726 participantes (engenheiros de computação e estudantes universitários do primeiro ano do curso de Ensino Fundamental). Para o estudo, foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória para validar a construção da escala e, além disso, uma correlação Rho de Spearman. Este estudo permite tirar algumas conclusões, entre elas que a inclusão educacional leva em conta a inclusão social, bem como que a inclusão educacional leva em conta as necessidades dos escolares e favorece o desempenho acadêmico dos alunos, utilizando a IoT como um benefício para o desenvolvimento integral do aluno tanto para atuar no ambiente acadêmico quanto na vida em sociedade.

Palavras-chave:
IoT; Inclusão educacional; Inclusão social; Neurodiversidade

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br