Resumo
Este artigo contempla algumas práticas educacionais inclusivas que permeiam a cibercultura voltadas para alunos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais), dando ênfase aos alunos com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) que frequentam os anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo é mostrar alguns recursos digitais que podem incentivar estes alunos a ler e escrever a partir da educação remota. Ao abordar algumas especificidades e contribuições do letramento digital no processo de ensino/aprendizagem e sua relação com um mundo que está passando, simultaneamente, por uma pandemia causada pela COVI19 e por uma progressiva convergência tecnológica, concluímos que a maioria das ferramentas digitais e apps não foi desenvolvida propriamente para o uso de alunos com TDAH que frequentam os anos finais do Ensino Fundamental. Contudo, observamos que, diante de uma intervenção adequada, alguns recursos tecnológicos podem ser úteis e facilitar o ensino/aprendizagem e a vida destes alunos. Este estudo será guiado pelas pesquisas realizadas por alguns estudiosos das áreas de leitura e alfabetização, educação mediada pela tecnologia, educação especial e educação inclusiva tais como Alexander e Fox (2004ALEXANDER, Patricia A.; FOX, Emily. A Historical Perspective on Reading Research and Practice. In: RUDDELL, Robert B.; UNRAU, Norman J. (Org.). Theoretical Models and Processes of Reading. 5. ed. DE: International Reading Association, 2004. v. 1. p. 33-68. DOI: 10.1598/0872075028.2. Disponível em: <Disponível em: http://www.reading.org/publications/bbv/books/bk502/abstracts/bk502-2-Alexander.html >. Acesso em: 26 abr. 2021.
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), Antunes (2001ANTUNES, Celso. Glossário de bolso para educadores. Petrópolis: Vozes, 2001.), Dalberio, Pereira e Aquino (2012DALBERIO, Maria Célia Borges; PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri; AQUINO, Orlando Fernández. Inclusão versus integração: a problemática das políticas e da formação docente. Revista Iberoamericana de Educación, v. 59, n. 3, p. 1-11, jul. 2012. DOI: 10.35362/rie5931376. Disponível em: <Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/1376 >. Acesso em: 26 abr. 2021.
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), Coscarelli e Ribeiro (2007COSCARELLI, Carla Vianna; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.), Menezes (2019MENEZES, Vera. Tecnologias digitais no ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista da ABRALIN, ago. 2019. DOI: 10.25189/rabralin.v18i1.1323. Disponível em: <Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1323 >. Acesso em: 26 abr. 2021.
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), Silva Neto et al. (2018SILVA NETO, Antenor De Oliveira et al. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 81, mar. 2018. DOI: 10.5902/1984686X24091. Disponível em: <Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/24091 >. Acesso em: 26 abr. 2021.
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), Rojo e Eduardo (Org.) Moura (2012ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org.) (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola , 2012.), Rojo (2013ROJO, Roxane. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, Roxane (Org.). Escol@ Conectada: Os multiletramentos e as TDICS. São Paulo: Parábola, 2013. p. 13-36.) e SINTOMAS… (2021SINTOMAS TDAH Tipo Desatento Distração lentificação esquecimentos. [S.l.: s.n.]. Disponível em: <Disponível em: https://dda-deficitdeatencao.com.br/tdah-sintomas/sintomas-tdah-tipo-desatento-distraido.html >. Acesso em: 27 abr. 2021.
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), como também por estudiosos que se interessam em pesquisar os Transtornos Funcionais Específicos (TFEs), tais como; Andrade e Vasconcelos (2018ANDRADE, Paula Faria Souza Mussi de; VASCONCELOS, Marcio Moacyr. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Resid Pediatr., v. 8, n. 1, 2018. DOI: 10.25060/residpediatr-2018.v8s1-11. Disponível em: <https://residenciapediatrica.com.br/detalhes/344/transtorno%5C%20do%5C%20deficit%5C%20de% 5C%20atencao%5C%20com%5C%20hiperatividade>.
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), Gonçalves (2019GONÇALVES, Valdirene Luiz. A inclusão de estudantes com TDAH nas turmas de ensino regular: a experiência de um Centro de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 6, n. 1, p. 43-52, 2019. Disponível em: <Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/478 >. Acesso em: 26 abr. 2021.
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), Lopes (2011LOPES, Maria da Luz C. Inclusão, Ensino e Aprendizagem do aluno com TDAH. 2011. Monografia de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão - Universidade de Brasília, Brasília.), Ribeiro (2005RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela - Letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas . Belo Horizonte: CEALE; Autêntica , 2005.), Rohde (1999ROHDE, Luis Augusto P. Transtorno de deficit de atencãao hiperatividade: o que e? como ajudar? Porto Alegre: Artes Medicas Sul, 1999.) e Paín (1985PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.), entre outros.
Palavras-chave:
TDAH; Educação inclusiva; Convergência digital; COVID-19