Resumo
El niño, el topo, el zorro y el caballo de Mackesy ( 2020bMACKESY, Charlie. El niño, el topo, el zorro y el caballo. [S.l.]: Salani, 2020b. ISBN 9788491294788.) é, além de um livro ilustrado, uma fábula transmídia que conta uma história simples sobre um menino e suas aventuras com três amigos do reino animal. Mais do que uma narrativa linear, é uma coleção de conversas transcendentes relevantes para leitores de todas as idades, pois comunica valores universais como amizade ou autoestima. Especificamente, durante a pandemia, essa obra literária e pictórica adquiriu significativa relevância devido às lições de autoaperfeiçoamento que emanam de suas páginas. Este artigo estuda a obra a partir dos seguintes construtos: transmidialidade, letramento multimodal, interculturalidade, translinguagem e pluriletramentos. Após uma revisão desses conceitos, são propostas orientações pedagógicas para a utilização dessa fábula nas salas de aula do Ensino Fundamental. A obra de Mackesy revela-se como um recurso ideal para o desenvolvimento didático dos referidos constructos que integram os currículos atuais, adaptando-os aos novos ambientes educativos de leitura.
Palavras-chave:
Ensino Fundamental; Livros ilustrados; Transmidialidade; Letramento multimodal; Pluriletramentos