Resumo
As tecnologias da Web 2.0 fornecem vários recursos para a aprendizagem online da língua inglesa. A investigação tem como objetivo analisar as diferenças na percepção das crenças de auto-eficácia nas competências comunicativas e na atitude em relação à utilização de ferramentas da Web 2.0 na aprendizagem online da língua inglesa, tendo em conta a variável gênero. Foi realizado um estudo não-experimental, ex post facto , descritivo-inferencial e transversal com uma amostra de 861 estudantes numa universidade pública na Colômbia. Os resultados indicaram que, a partir do Modelo de Sala de Aula Invertida em Encontros Síncronos (MAIES), os homens têm maior auto-eficácia em todas as competências comunicativas e utilizam mais os recursos da Web 2.0. As diferenças entre os gêneros são atribuídas à motivação intrínseca, extrínseca e instrumental, à forma como as mulheres adotam o MAIES e a um possível sentimento de "auto-complacência" na forma como os homens avaliaram a sua auto-eficácia na aprendizagem de línguas estrangeiras (L2). Nesta amostra, o gênero é um aspeto diferencial da aprendizagem da língua inglesa através do MAIES, no que diz respeito às crenças de auto-eficácia e à utilização de ferramentas da Web 2.0. Foram retiradas algumas implicações pedagógicas tendo em conta os resultados.
Palavras-chave:
Sala de aula invertida; Auto-eficácia; Competências de comunicação; Ferramentas web 2; 0