Resumo
O desenvolvimento educativo das Ciências Sociais, em que se destacam a Geografia e a História, é um terreno favorável à incorporação de avanços tecnológicos com aplicabilidade ao enriquecimento dos processos de formação e à melhoria do interesse e desempenho dos alunos. Partindo do interesse pelo uso da tecnologia educacional nas ciências sociais, o objetivo deste estudo é analisar com técnicas bibliométricas a produção científica na Scopus sobre tal tópico. Foi aplicada a declaração PRISMA e a amostra final é composta por 126 artigos publicados nas duas primeiras décadas do século XXI, utilizando análises bibliométricas de acoplamento bibliográfico, coautoria, cocitação e coocorrência. Os resultados indicam uma produção crescente, mas de forma moderada, principalmente em revistas tanto das ciências sociais como da tecnologia. Destaca-se a investigação europeia, com redes colaborativas entre o Reino Unido, Canadá e Austrália, embora a Espanha tenha sido o país mais prolífico. Nas Ciências Sociais predominam os trabalhos sobre Geografia, sendo a matéria com maior desenvolvimento nas diferentes etapas formativas (primária, secundária ou universidade). Recursos como videogames ou realidade virtual e aumentada adquirem cada vez mais destaque nos processos formativos. Concluindo, vale destacar o impacto positivo das tecnologias no desenvolvimento educacional das ciências sociais e das diferentes linhas de pesquisa que abrem uma área de conhecimento propícia à inovação.
Palavras-chave:
Ciências Sociais; Tecnologias; Educação; Estudo bibliométrico