Acessibilidade / Reportar erro

Planejamento e elaboração de atividades didáticas para o ensino de francês em um ambiente virtual de aprendizagem: ensino de gêneros textuais e desenvolvimento de capacidades de linguagem

Planning and developing didactic activities for teaching French in a virtual learning environment: teaching textual genres and developing language capacities

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre o processo de elaboração de material didático para um curso online destinado ao ensino de francês como língua estrangeira por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O curso, de natureza assíncrona, foi desenvolvido no quadro de uma formação pedagógica e linguística para estagiários de francês e teve a participação de dois alunos-estagiários bolsistas em um centro de extensão de uma universidade federal brasileira. O curso baseia-se nos pressupostos teórico-metodológicos propostos pelo Interacionismo Sociodiscursivo ( Bronckart, 1999BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução: A. R. Machado. São Paulo: EDUC, 1999. , 2021BRONCKART, Jean-Paul. Teorias da linguagem: nova introdução crítica. Campinas: Mercado de Letras, 2021. ) e no uso de gêneros textuais para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras ( Dolz; Schneuwly, 1998DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Pour un enseignement de l´oral : initiation aux genres formels à l´école. Paris: ESF, 1998. ; Schneuwly; Dolz, 2004SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. ). O material desenvolvido foi organizado de forma a desenvolver atividades na plataforma Moodle que visam tanto a sensibilizar ao aprendizado do francês por meio dos gêneros textuais quanto a contribuir para o desenvolvimento de capacidades de linguagem ( Schneuwly; Dolz, 2004SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. ; Stutz; Cristovão, 2011STUTZ, Lidia; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A Construção de uma Sequência Didática na Formação Docente Inicial de Língua Inglesa. SIGNUM: Estud. Ling., v. 14, n. 1, p. 569–589, jun. 2011. ) dos alunos, possivelmente transferíveis a outros gêneros. Os resultados, após a elaboração do curso, apontam para a eficácia do ambiente virtual Moodle para o ensino de línguas e o respectivo desenvolvimento de atividades interacionais que possibilitam o agir em língua estrangeira, em virtude da variedade de recursos oferecidos pela plataforma, podendo atender a demandas e a estilos diversos de aprendizagem.

Palavras-chave:
Gêneros textuais; Capacidades de linguagem; Ambiente virtual Moodle; Francês língua estrangeira

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br