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A multimodalidade na literatura para crianças e jovens e suas experimentações estéticas e digitais

Multimodality in literature for children and young people and its aesthetic and digital experimentation

Resumo

Este artigo aborda a pluralidade e expansão da literatura contemporânea, especialmente daquela produzida para crianças e jovens, na qual a experimentação estética é proeminente, seja pelas potencialidades da linguagem verbal, seja pelas possibilidades materiais do objeto livro. Explorando o conceito de literatura em campo expandido e sua relação com a multimodalidade, o texto analisa três obras: A queda dos moais , de Blandina Franco, Patricia Auerbach e José Carlos Lollo; Sinfonia dos animais , de Dan Brown; e a série Mobeybou . Essas obras exemplificam diferentes abordagens na utilização da multimodalidade e da intermidialidade, desde aquelas que não recorrem a tecnologias digitais até aquelas que se apoiam fortemente nelas. A análise visa compreender como essas estratégias estéticas e tecnológicas impactam a experiência do leitor jovem. O texto está estruturado em quatro seções, além da introdução e das considerações finais, que discutem a relação entre multimodalidade, literatura em campo expandido e tecnologia na produção literária contemporânea.

Palavras-chave:
Multimodalidade; Literatura em campo expandido; Literatura para crianças e jovens; Intermidialidade

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