Acessibilidade / Reportar erro

Educação para os algoritmos: levantamento bibliográfico e debate sobre o conceito de literacia algorítmica

Resumo

O estudo tem como objetivo mapear o campo de investigação sobre literacia algorítmica nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa. A crescente importância e presença dos algoritmos em diversas facetas da vida social motivou esta pesquisa. Para isso, foram utilizados quatro eixos de investigação: 1) definição de propostas conceptuais; 2) identificação de técnicas e estratégias pedagógicas emergentes nestes debates; 3) descrição das funções e domínios destas diferentes formas de conhecimento e 4) reflexão sobre os desafios e dificuldades revelados na literatura. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scopus e Web of Science, utilizando os descritores literacy AND algorithmic, algorithmic OR algorithm AND literacy OR literacies. Posteriormente, 21 publicações foram analisadas após um fluxo sistemático de seleção. Inicialmente, a análise indica um aumento significativo de trabalhos nos últimos anos (2021 e 2022), a diversidade de áreas e a predominância de publicações em língua inglesa. A capacitação crítica, a consciencialização e a compreensão dos algoritmos surgem como temas-chave no debate, mas existe uma variação considerável nas abordagens pedagógicas adotadas para encorajar o envolvimento crítico com os sistemas algorítmicos.

Palavras-chave:
Dataficação; Plataformização; Sistemas algorítmicos; Educação

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br