Resumo
No marco teórico definido pelas pesquisas de (DELGADO et al., 2018DELGADO, Pablo et al. Don’t throw away your printed books: A meta-analysis on the effects of reading media on reading comprehension. Educational Research Review, v. 25, p. 23-38, nov. 2018. ISSN 1747938X. DOI: 10.1016/j.edurev.2018.09.003. Disponible en: <https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1747938X18300101>. Acceso en: 27 ene. 2023.
https://linkinghub.elsevier.com/retrieve...
; GIL et al., 2020GIL, Laura et al. La lectura en pantalla en las aulas. Textos de Didáctica de la Lengua y la Literatura, v. 89, p. 41-47, 2020. Disponible en: <https://www.grao.com/es/producto/la-lectura-en-pantalla-en-las-aulas-tx08998462>. Acceso en: 27 ene. 2023.
https://www.grao.com/es/producto/la-lect...
; WOLF; 2020WOLF, Maryanne. Lector, vuelve a casa: cómo afecta a nuestro cerebro la lectura en pantallas. Primera edición. Barcelona: Ediciones Deusto, 2020. ISBN 9788423431335.), entre outros, a necessidade de combinar paradigmas digitais e analógicos para desenvolver o "biliterate brain" (WOLF, 2020WOLF, Maryanne. Lector, vuelve a casa: cómo afecta a nuestro cerebro la lectura en pantallas. Primera edición. Barcelona: Ediciones Deusto, 2020. ISBN 9788423431335.) que a sociedade digital exige é essencial na formação dos leitores. Este artigo propõe a análise de um corpus de trinta livros e álbuns de não-ficção publicados nos últimos quinze anos com o objetivo de identificar as principais chaves para a leitura destas obras. Assim, superar as fronteiras entre ficção e não ficção, informação tendenciosa, materialidade como eixo de construção do discurso, leitura fragmentada e não linear, importância dos peritexos, hibridização de paradigmas e a dimensão cultural são algumas das características que emergem da análise realizada. Estes resultados propõem um modelo de leitor que pode ser explicado a partir dos parâmetros de uma nova prática literária.
Palavras-chave:
Livro de imagens de não-ficção; Leitor crítico; Sociedade da informação; Dimensão cultural