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Mensuração do engajamento online de estudantes do ensino superior: uma revisão de escopo na literatura internacional

The measurement of student online engagement of higher education: a scoping review in the international literature

Resumo

Este artigo é uma revisão de escopo que tem o objetivo de identificar os instrumentos de coleta e de análise da mensuração do engajamento online utilizados em pesquisas internacionais, visando à escolha para utilização escalonável e adaptação ao Ensino Superior brasileiro. A pesquisa foi realizada na base de dados Dimensions, no período de 2017 a 2021. A quantidade de documentos obtidos foi de 162, que, após a etapa de triagem, resultou em uma amostra de dez artigos. Os instrumentos são contextualizados no ensino superior e os quatro mais atuais foram desenvolvidos no período de pandemia da Covid-19. A maioria dos artigos é de abordagem quantitativa e todos utilizam algum tipo de questionário de autorrelato para coletar dados, que são, em maior número, de perguntas fechadas e de escala Likert de 5 pontos. A técnica de análise que mais se repete nos artigos é a modelagem de equações estruturais. Dos dez questionários avaliados, concluímos que o de Sun e Rueda (2012)SUN, Jerry Chih-Yuan; RUEDA, Robert. Situational interest, computer self-efficacy and self-regulation: Their impact on student engagement in distance education: Student engagement in distance education. British Journal of Educational Technology , v. 43, n. 2, p. 191-204, mar. 2012. DOI: 10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x. Disponível em: <Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x >. Acesso em: 9 nov. 2021.
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é o que melhor atende aos critérios para avaliação do engajamento online do estudante no contexto do ensino superior, ao trazer em seus elementos uma configuração passível de ser escalonável para diferentes contextos institucionais e abrangência de disciplinas.

Palavras-chave:
Engajamento online; Engajamento do aluno; Ensino superior; Autorrelato

Abstract

This article is a scope review whose main goal is to identify the instruments for collecting and analyzing the measurement of online engagement used in international research, aiming at the choice for scalable use and adaptation to Brazilian Higher Education. Dimensions database was searched from 2017 to 2021. There was a total of 162 obtained documents, which after the screening resulted in a sample of 10 articles. The context for using these instruments is higher education and the four most recent ones were developed during the Covid-19 pandemic period. Most articles have a quantitative approach. All use some type of self-report questionnaire to collect data, which mostly consist of questions and a 5-point Likert scale. The most repeated analysis technique in the articles is structural equation modeling. Of the ten selected questionnaires, we conclude that the one by Sun and Rueda (2012)SUN, Jerry Chih-Yuan; RUEDA, Robert. Situational interest, computer self-efficacy and self-regulation: Their impact on student engagement in distance education: Student engagement in distance education. British Journal of Educational Technology , v. 43, n. 2, p. 191-204, mar. 2012. DOI: 10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x. Disponível em: <Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x >. Acesso em: 9 nov. 2021.
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is the one that best provides the criteria for analyzing student online engagement in the context of higher education, by bringing in its elements a configuration that can be scalable to different institutional contexts and a wide range of disciplines.

Keywords:
Online engagement; Student engagement; Higher education; Self-report

1 Introdução

O ano de 2020, com a chegada da pandemia de covid-19, apresentou ao mundo uma nova realidade no ensino, o que provocou uma mudança profunda nas dinâmicas institucionais. Depois da interrupção das atividades presenciais, professores e alunos migraram integralmente para as aulas online. Esse ambiente online, que era anteriormente utilizado somente como apoio no aprendizado para grande parte dos docentes e estudantes dos cursos presenciais, tornou-se imediatamente uma ferramenta essencial e indispensável para a continuidade dos processos de ensino-aprendizagem.

Em vista disso, há uma grande relevância em se pensar no constructo teórico de engajamento dos estudantes no aprendizado online, inclusive a médio e longo prazos, quando se mostram intensificadas as demandas por modelos híbridos (HORN; STAKER, 2015HORN, Michael; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015.). O engajamento do aluno no ensino superior é uma área que tem ganhado grande destaque nos últimos anos, por ser considerado uma variável que pode influenciar o desempenho dos estudantes, intervindo no êxito para conclusão dos estudos (REDMOND et al., 2018REDMOND, Petrea et al. An Online Engagement Framework for Higher Education. Online Learning , v. 22, n. 1, p. 183-204, mar. 2018. DOI: 10.24059/olj.v22i1.1175. Disponível em: <Disponível em: https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/1175 >. Acesso em: 9 nov. 2021.
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). O engajamento tem uma forte relação com o aprendizado e a satisfação dos estudantes e tem se mostrado como uma tendência de pesquisas mundiais, com inúmeros estudos focados nas mais diversas perspectivas teóricas e metodológicas (HU; HUI, 2012HU, Paul Jen-Hwa; HUI, Wendy. Examining the role of learning engagement in technology-mediated learning and its effects on learning effectiveness and satisfaction. Decision Support Systems, v. 53, n. 4, p. 782-792, nov. 2012. DOI: 10.1016/j.dss.2012.05.014. Disponível em: <Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S016792361200125X >. Acesso em: 9 nov. 2021.
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). No contexto da pandemia da Covid-19, o conceito de engajamento online se tornou uma variável de interesse ainda mais relevante, permeada por diversos aspectos a serem observados, os quais não seriam totalmente idênticos aos analisados em um modelo apenas de ensino presencial (WANG et al., 2021WANG, Xinghua et al. How Does Digital Competence Preserve University Students’ Psychological Well-Being During the Pandemic? An Investigation From Self-Determined Theory. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 1-13, 2021. DOI: 10.3389/fpsyg.2021.652594. Disponível em: <Disponível em: https://www.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2021.652594 >. Acesso em: 9 nov. 2021.
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; HEIDARI et al., 2021HEIDARI, Elham et al. The role of digital informal learning in the relationship between students’ digital competence and academic engagement during the COVID-19 pandemic. Journal of Computer Assisted Learning, v. 37, n. 4, p. 1154-1166, ago. 2021. DOI: 10.1111/jcal.12553. Disponível em: <Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jcal.12553 >. Acesso em: 9 nov. 2021.
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; SHAH et al., 2021SHAH, Sobia Shafaq et al. Aprendizaje en línea durante la pandemia de COVID-19: aplicación de la teoría de la autodeterminación en la ‘nueva normalidad’. Revista de Psicodidáctica, v. 26, n. 2, p. 169-178, 2021. DOI: 10.1016/j.psicod.2020.12.004. Disponível em: <Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7901284/ >. Acesso em: 9 nov. 2021.
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).

Considerando o crescimento em relação às pesquisas direcionadas ao tema engajamento online mencionado anteriormente, avaliamos, no âmbito do projeto de pesquisa intitulado “Aprendizagens ativas e colaborativas: análise da percepção docente, engajamento discente, da autorregulação e do processo avaliativo” e ao Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA), ser pertinente identificar os instrumentos e as técnicas analíticas que estão sendo utilizadas atualmente para mensurar o engajamento online dos estudantes no ensino superior em âmbito internacional, de modo a compará-los e, posteriormente, realizar a sua adaptação e utilização escalonável para o contexto nacional.

Assim sendo, este artigo propõem uma revisão de escopo (TRICCO et al., 2018TRICCO, Andrea C. et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine, v. 169, n. 7, p. 467-473, out. 2018. DOI: 10.7326/M18-0850. Disponível em: <Disponível em: https://www.acpjournals.org/doi/10.7326/M18-0850 >. Acesso em: 16 jun. 2021.
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), pois consideramos que a natureza desse modelo é adequada ao objetivo geral desta pesquisa, que visa mapear os instrumentos de coleta e de análise da mensuração do engajamento online validados pela literatura internacional, examinando-os comparativamente. A pergunta central norteadora é, portanto, a seguinte: quais são as características dos instrumentos e das técnicas analíticas utilizadas para a mensuração do engajamento online de estudantes do Ensino Superior em pesquisas publicadas recentemente (2017-2021) na literatura internacional? A pesquisa tem como foco a produção de artigos de acesso aberto, publicados entre os anos de 2017 a 2020, os quais possuem como tema central o engajamento online dos estudantes de ensino superior.

Com esse mapeamento, buscamos contribuir sobretudo para a análise descritivo-comparativa a respeito dos diferentes instrumentos de pesquisa já utilizados pela literatura internacional, que focam no engajamento online do estudante, o que cada um deles pode oferecer, a que tipo de pesquisa se prestam e, porventura, quais podem ser preferíveis no contexto nacional. Ademais, vale destacar que no Brasil não foi localizada uma revisão de escopo que apresente este mesmo objetivo. Nesse sentido, consideramos ser de grande relevância aos estudiosos do tema a revisão efetuada.

2 Definindo o engajamento online

O construto engajamento estudantil vem sendo pesquisado desde os anos 1930, ainda que rotulado por terminologias diversas que permearam a evolução do conceito (RIGO; CORTE VITÓRIA; MOREIRA, 2018RIGO, Rosa Maria; CORTE VITÓRIA, Maria Inês; MOREIRA, J. Antônio. Engagement acadêmico: retrospectiva histórica (diferentes níveis, distintas consequências e responsabilidades). In: PROMOVENDO o engagement estudantil na Educação Superior. Porto Alegre: Edipucrs, 2018.). Também, é um construto que tem se mostrado como foco de interesse das mais diversas áreas do conhecimento (IRALA; OLIVEIRA, 2020IRALA, Valesca; OLIVEIRA, Gerson. As múltiplas abordagens sobre engajamento de estudantes: um estudo descritivo a partir da Plataforma SciELO. In: ENGAGEMENT acadêmico no ensino superior: proposições e perspectivas em tempos de covid-19. Porto Alegre: Editora da UCSPA, 2020.). O uso popularizado de um instrumento intitulado National Survey of Studant Engagement (NSSE), desenvolvido no contexto norte-americano, impulsionou a consolidação do engajamento dos estudantes no léxico das políticas para o ensino superior (KUH, 2009KUH, George D. The national survey of student engagement: Conceptual and empirical foundations. New Directions for Institutional Research, v. 2009, n. 141, p. 5-20, dez. 2009. DOI: 10.1002/ir.283. Disponível em: <Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ir.283 >. Acesso em: 9 nov. 2021.
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), expandindo-se para outros países de língua inglesa e, nos últimos anos, estendendo-se a diversos outros países.

Atualmente, pesquisas sobre os padrões de engajamento dos estudantes em ambientes online vêm sendo conduzidas, considerando a grande popularização dessas experiências de aprendizagem, seja no ensino presencial, seja no ensino a distância. Ainda, recentemente, têm se mostrado como uma tendência os modelos denominados híbridos, definidos como “qualquer programa educacional formal, no qual o estudante aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online” (HORN; STAKER, 2015HORN, Michael; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015., p. 34).

Com a expansão da aprendizagem online, surge um novo âmbito de interesse para empreender as análises sobre o engajamento do estudante: o engajamento online. O engajamento do aluno no aprendizado online é um indicador relevante para a avaliação da aprendizagem dos estudantes, onde seu nível de engajamento é um prognóstico do êxito na aprendizagem (HU; LI, 2017HU, Min; LI, Hao. Student Engagement in Online Learning: A Review. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON EDUCATIONAL TECHNOLOGY (ISET). Hong Kong: IEEE, 2017. p. 39-43.). Pode ainda, ser vinculado à dedicação e a energia entregue pelo estudante dentro da sua comunidade de aprendizagem, sendo composto por uma série de condições internas e estruturais, como a aprendizagem de atividades, o ambiente de aprendizagem e as complexas relações interpessoais. Quanto mais engajado está o estudante, maior a possibilidade de direcionar essa energia para o seu aprendizado, o que pode levar a resultados que ampliam ainda mais seus níveis de engajamento (BOND; BEDENLIER, 2019BOND, Melissa; BEDENLIER, Svenja. Facilitating Student Engagement Through Educational Technology: Towards a Conceptual Framework. Journal of Interactive Media in Education, v. 2019, n. 1, p. 1-14, set. 2019. DOI: 10.5334/jime.528. Disponível em: <Disponível em: http://jime.open.ac.uk/articles/10.5334/jime.528/ >. Acesso em: 9 nov. 2021.
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). Com o objetivo de sintetizar as dimensões do engajamento online consideradas pelos autores aqui citados, foi construída a Figura 1.

Figura 1
Dimensões do engajamento online.

Há pouca unanimidade a respeito da definição de engajamento online na literatura. Autores mais recentes apontam diferentes dimensões para determiná-lo. O engajamento online pode incluir as três dimensões de engajamento já consagradas na literatura da área: comportamental, cognitivo e emocional. Existem condições individuais preditoras, influenciadas especialmente pela idade, motivação e habilidades (HU; LI, 2017HU, Min; LI, Hao. Student Engagement in Online Learning: A Review. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON EDUCATIONAL TECHNOLOGY (ISET). Hong Kong: IEEE, 2017. p. 39-43.). Na literatura, encontram-se, também, cinco elementos de engajamento para o ensino e aprendizagem no ambiente online, tais como: social, comportamental, cognitivo, emocional e colaborativo. Tais elementos são considerados fundamentais para um estudante positivamente engajado e todos se relacionam entre si, determinando o padrão geral de engajamento em arranjos online (REDMOND et al., 2018REDMOND, Petrea et al. An Online Engagement Framework for Higher Education. Online Learning , v. 22, n. 1, p. 183-204, mar. 2018. DOI: 10.24059/olj.v22i1.1175. Disponível em: <Disponível em: https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/1175 >. Acesso em: 9 nov. 2021.
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).

Um estudo direcionado aos Massive Open Online Course (MOOCs), conhecidos em português como Cursos Online Abertos e Massivos, conceitua o engajamento online como tendo quatro dimensões importantes: engajamento comportamental, cognitivo, emocional e social. Os recursos e os ambientes de aprendizagem online podem ser ajustados para atender às necessidades de distintos grupos de estudantes em cursos dessa natureza (DENG; BENCKENDORFF; GANNAWAY, 2020DENG, Ruiqi; BENCKENDORFF, Pierre; GANNAWAY, Deanne. Learner engagement in MOOCs: Scale development and validation. British Journal of Educational Technology, v. 51, n. 1, p. 245-262, jan. 2020. DOI: 10.1111/bjet.12810. Disponível em: <Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bjet.12810 >. Acesso em: 9 nov. 2021.
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). No estudo de Nasir et al. (2020NASIR, Mohd Azrin Mohd et al. Modifying the Student Course Engagement Questionnaire for Use with Online Courses. Journal of Educators Online, v. 17, n. 1, jan. 2020. Disponível em: <Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1241583 >. Acesso em: 9 nov. 2021.
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), o Student Course Engagement Questionnaire (SCEQ) foi adaptado para ser aplicado em ambientes de ensino online. A adaptação, denominada SCEQ-M, possuindo quatro dimensões: engajamento aplicado, engajamento orientado a objetivos, engajamento autodisciplinado e engajamento interativo. Essa ferramenta pode ser útil em avaliações e pesquisas empenhadas em descobrir a estrutura e a força dos estilos de engajamento dos estudantes em cursos presenciais, online ou híbridos.

Essa síntese não exaustiva apresenta algumas possibilidades apresentadas na literatura a respeito de possíveis dimensões a serem consideradas quando o foco de um estudo é o engajamento online. Na sequência, será efetuado o detalhamento metodológico realizado para a revisão de escopo aqui proposta.

3 Desenho metodológico

Esta pesquisa se trata de uma revisão de escopo, tendo por finalidade identificar as metodologias empregadas na literatura internacional para mensurar o engajamento online de estudantes do ensino superior. Para a execução da pesquisa, seguimos o que sugere o modelo PRISMA-ScR para Scoping Review (TRICCO et al., 2018TRICCO, Andrea C. et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine, v. 169, n. 7, p. 467-473, out. 2018. DOI: 10.7326/M18-0850. Disponível em: <Disponível em: https://www.acpjournals.org/doi/10.7326/M18-0850 >. Acesso em: 16 jun. 2021.
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). As revisões de escopo têm abordagem sistemática e servem para mapear traços ou indícios referentes a um determinado tópico, podendo explorar várias características, como alcance e natureza, e explorar como a pesquisa é dirigida em um campo específico (TRICCO et al., 2018TRICCO, Andrea C. et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine, v. 169, n. 7, p. 467-473, out. 2018. DOI: 10.7326/M18-0850. Disponível em: <Disponível em: https://www.acpjournals.org/doi/10.7326/M18-0850 >. Acesso em: 16 jun. 2021.
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; PETERS et al., 2020PETERS, Micah D.J. et al. Scoping Reviews (2020 version). In: AROMATARIS, E.; MUNN, Z. (Ed.). JBI Manual for Evidence Synthesis. Adelaide: JBI, out. 2020. Disponível em: <Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global >. Acesso em: 30 jun. 2021.
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). Este estudo adota como framework a estratégia PCC: População (P), Conceito (C) e Contexto (C) (PETERS et al., 2020PETERS, Micah D.J. et al. Scoping Reviews (2020 version). In: AROMATARIS, E.; MUNN, Z. (Ed.). JBI Manual for Evidence Synthesis. Adelaide: JBI, out. 2020. Disponível em: <Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global >. Acesso em: 30 jun. 2021.
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). Os artigos selecionados para esta revisão possuem população (P) restrita a estudantes, quanto ao conceito (C), o engajamento online e o contexto (C), limitado ao ensino superior.

Dentre as diversas bases de dados disponíveis para pesquisas, optamos pela Dimensions por se tratar de uma base que engloba muitas publicações, com uma amplitude vasta de dados, entre eles, artigos publicados em periódicos, pré-prints, livros e outros. Além disso, a Dimensions possui indicadores baseados em citações e dados altimétricos, considerados como alternativos e mais democráticos em comparação às métricas tradicionais (DIMENSIONS, 2021DIMENSIONS. About Dimensions. 2021. Disponível em: <Disponível em: https://www.dimensions.ai/products/free/ >. Acesso em: 30 jun. 2021.
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). A escolha se deu também pelo fato de que ao realizarmos a pesquisa com a string de busca definida para este estudo, o resultado da Dimensions retornou dados mais precisos em relação às palavras-chave, comparados ao resultado da busca na Web of Science, o que vai ao encontro do que assevera Thelwall (2018THELWALL, Mike. Dimensions: A competitor to Scopus and the Web of Science? Journal of Informetrics, v. 12, n. 2, p. 430-435, mai. 2018. DOI: 10.1016/j.joi.2018.03.006. Disponível em: <Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S175115771830066X >. Acesso em: 9 nov. 2021.
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), quando aponta que o banco de dados da Dimensions é uma opção emergente e eficaz em relação às concorrentes tradicionalmente mais prestigiadas, Scopus e Web of Science.

Considerando a pergunta central e o objetivo geral deste estudo, definimos os termos a serem pesquisados na base de dados: “online engagement”, “student engagement”, “higher education”, “instrument”, “scale” e “self-report”. Na string de busca utilizamos os operadores booleanos “AND” e “OR”. Os termos foram pesquisados em inglês por se tratar de uma busca que visa mapear as metodologias de mensuração do engajamento online de estudantes na literatura internacional. Entretanto, não foram incluídos filtros referentes a idiomas. A pesquisa foi realizada em 13 de maio de 2021 e considerou a busca na totalidade de cada documento e não apenas nos títulos, resumos ou palavras-chave. O período estabelecido para a busca foram os anos de 2017 a 2021 e foram incluídos os filtros para pesquisa somente de publicações que fossem artigos científicos e de acesso aberto.

Foram considerados para essa busca os últimos cinco anos, pelo fato desta revisão de escopo estar focalizada em uma literatura mais atual e também pelo fato de que publicações que abordam o conceito “online engagement” vêm crescendo. Quanto à seleção restrita a artigos e somente aqueles de acesso aberto, justificamos a escolha porque os artigos publicados em periódicos são consideradas publicações mais qualificadas e mais acessível do que a literatura cinzenta, a qual não possui numeração internacional padronizada e sua difusão é restrita (BOTELHO; OLIVEIRA, 2017BOTELHO, Rafael; OLIVEIRA, Cristina. Literaturas branca e cinzenta: uma revisão conceitual. Ciência da Informação, v. 44, n. 3, p. 98-106, 2017.). Já a opção pela seleção de artigos de acesso aberto se dá pela opção deliberada em defesa da difusão do conhecimento científico de fato mais acessível e democrático. A quantidade de documentos obtidos na base Dimensions foi de 162 (cento e sessenta e dois). A Tabela 1 apresenta a string de busca empregada.

Tabela 1
String de busca com os operadores booleanos.

Realizado o levantamento dos dados, o arquivo foi descarregado da base de dados e armazenado em uma planilha eletrônica do Google Docs. Os 162 registros identificados, seguindo o sugerido pelo Diagrama Prisma, passaram por uma análise inicial e oito itens foram excluídos antes da triagem por não se tratar de artigos ou não se referirem a artigos completos. A triagem que iniciou considerando 154 registros foi realizada em três etapas, que auxiliaram na seleção dos artigos potencialmente relevantes para esta revisão. As etapas consideraram, nesta ordem, a leitura de título e resumos, a leitura do artigo na íntegra e a leitura de artigo citado nos registros obtidos e incluídos na revisão posteriormente. Descrevemos a seguir os detalhes de cada uma das etapas:

Etapa 1: A estratégia de seleção compreendeu inicialmente a leitura dos títulos e resumos dos artigos, a fim de aplicar os critérios de inclusão e exclusão definidos para esta etapa. Os critérios de inclusão atenderam o seguinte: a) Artigo de pesquisa empírica; b) Tema central do artigo é engajamento online; c) População pesquisada são estudantes; d) Contexto do artigo é ensino superior. Quanto aos critérios de exclusão, limitamos os seguintes: a) Artigo de revisão; b) Tema central do artigo não é engajamento online; c) População pesquisada não são estudantes; d) Contexto do artigo não é ensino superior. Após a aplicação dos critérios descritos, foram selecionados 27 artigos e excluídos desta revisão, o total de 127 artigos.

O critério de exclusão (a) foi aplicado, considerando que artigos de revisão não possuem o escopo de mensurar ou construir uma estrutura de mensuração para reunir dados de um determinado grupo. Assim sendo, os itens excluídos por esse critério não contribuiriam para o alcance da resposta da pergunta central. Além disso, esta pesquisa tem o propósito de buscar os instrumentos para mensurar o engajamento online de estudantes no ensino superior, logo, os critérios de exclusão (b), (c) e (d) visam limitar o levantamento de dados a estudos relacionados somente a esse tema, essa população e esse contexto, em consonância com a estratégia PCC adotada.

Etapa 2: esta etapa foi executada com base na leitura dos artigos em sua integralidade e os critérios de inclusão e exclusão se debruçaram na pergunta central deste artigo. Como critério de inclusão, definimos: (a) Artigo apresenta ou menciona questionário de mensuração de engajamento online. Como critério de exclusão definimos: (a) Artigo não apresenta e não menciona questionário de mensuração de engajamento online. O critério de inclusão se justifica pelo simples fato de que os artigos que não o atendem também não atenderão o escopo deste estudo. Nesta etapa, após a aplicação dos critérios, foram excluídos 18 artigos e mantidos nove artigos.

Etapa 3: A última etapa consistiu na inclusão dos artigos citados pelos estudos incluídos na etapa anterior, conforme parte do critério de inclusão (a) “menciona questionário de mensuração de engajamento online”. Nominamos os artigos incluídos por esse critério, como “artigos secundários”. Dos nove artigos incluídos na etapa anterior, quatro deles mencionaram questionário. Contudo, foram incluídos dois estudos secundários a esta revisão, em virtude de 2 dos estudos primários mencionarem o mesmo instrumento e um terceiro mencionar um instrumento construído pelo próprio autor em trabalho anterior. As etapas descritas até a obtenção da amostra final são apresentadas na Figura 2.

Figura 2
Processo de inclusão de artigos e amostra final.

Após a aplicação de todos os critérios definidos nas três etapas, o total de estudos incluídos nesta revisão de escopo foram 11, sendo a amostra composta por nove artigos incluídos através da base de dados Dimensions e dois artigos inseridos secundariamente. Dois dos estudos selecionados, os quais traziam escalas construídas pelos autores, não apresentaram os instrumentos no artigo. Assim sendo, foi necessário contatar os autores através do e-mail disponibilizado nos artigos, de modo a obter as escalas para esta análise. Dos dois contatos realizados, recebemos retorno de apenas um deles. Dessa forma, foi necessário excluir desta revisão o artigo a respeito do qual não conseguimos acesso à informação fundamental para esta revisão: a escala de engajamento online.

Após essa última exclusão, o total de dez estudos foram qualificados para a revisão. Os dados dos dez artigos incluídos foram organizados em uma nova planilha eletrônica do Google Docs e, de cada estudo, foram extraídos os seguintes aspectos: ano de publicação, idioma, país de publicação, autor(es), palavras-chave, objetivo do estudo, população pesquisada, metodologia utilizada e principais resultados. Na Tabela 2, apresentamos a lista de artigos selecionados para análise.

Tabela 2
String de busca com os operadores booleanos.

Na seção seguinte (4), serão descritos os dados observados nos artigos selecionados, bem como o contexto das pesquisas (universidade e país), objetivo dos estudos, quais os construtos avaliados nos questionários utilizados pelos autores, as dimensões e indicadores abordados nos instrumentos de mensuração de engajamento online, os métodos de análise de dados utilizados e, ainda, buscaremos estabelecer comparações entre os instrumentos.

4 Apresentação e análise dos dados

Iniciamos evidenciando os termos presentes nos títulos e keywords dos artigos. Para isso, criamos manualmente uma nuvem de palavras com o auxílio da plataforma Mentimeter. Observamos uma grande diversidade de vocábulos, o que se justifica pelo fato de os estudos estarem dialogando com outros conceitos além do engajamento do aluno/estudante. A Figura 3 demonstra os vocábulos que mais aparecem nos trabalhos investigados. Convém destacar que o termo que apresenta maior relevância conforme o resultado da figura é “engajamento do aluno”. Em ordem de frequência e destaque, seguem os demais termos: aprendizagem online, ensino superior, engajamento dos alunos, Covid-19 e engajamento.

Figura 3
Nuvem de palavras dos títulos e keywords.

Na Tabela 3, são apresentados os dados iniciais da análise dos estudos. O período selecionado para o levantamento dos dados de publicação, conforme a string de busca, compreende os anos 2017 a 2021 (até maio), tendo um maior percentual (60%) de publicações nos últimos dois anos: quatro artigos publicados em 2021 e dois em 2020. Os artigos são oriundos de nove países, apresentando baixa concentração de representatividade. Quanto aos idiomas, foram escritos somente em espanhol (n=1) e inglês (n=9). As áreas do conhecimento dos artigos, a partir dos três grandes colégios da CAPES, tomando como base os periódicos em que os estudos foram publicados e os enfoques de estudo, se concentram majoritariamente no Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

Tabela 3
Características iniciais dos artigos revisados.

Quanto ao contexto, quatro desses trabalhos foram realizados durante a pandemia de Covid-19. Em relação às amostras, foram compostas predominantemente de estudantes, tendo apenas um dos estudos envolvido, além de estudantes, instrutores da universidade. Pode-se observar ainda, que apresentam uma variação em relação ao tamanho da amostra, sendo a maior composta por 689 pessoas e a menor por 34 pessoas. Em relação ao objetivo e foco das pesquisas, na maioria dos artigos revisados, o conceito de engajamento dialoga com outros conceitos, visando observar se há associação entre eles. Apenas três dos estudos tratam unicamente do engajamento (ID: 3, 8 e 9), sem fazer associações com outros construtos. Quanto à metodologia, observa-se que a característica principal dos artigos revisados é que utilizam delineamentos quantitativos, apenas dois deles de métodos mistos (ID: 3 e 5). Os dez estudos coletaram dados através de questionários e realizaram análises diversificadas, pormenorizadas na Tabela 4, sendo mais frequentes a modelagem de equações estruturais e os testes de correlação.

Tabela 4
Contexto, população, objetivo/foco e metodologia dos artigos revisados.

Em relação às características dos questionários utilizados nos estudos, apresentadas na Tabela 5, observamos que em sete artigos (ID: 1, 2, 4, 5, 6, 7 e 10) são avaliados mais de um construto. Desses sete, cinco utilizam questionários distintos de perguntas fechadas para analisar cada construto e dois (ID: 5 e 7) utilizam, respectivamente, um questionário de perguntas abertas e um questionário de perguntas fechadas único, elaborados para analisar todos os construtos. Três dos estudos (ID: 3, 8 e 9) utilizam questionários de perguntas fechadas que avaliam apenas o construto de engajamento. Analisando exclusivamente os questionários que avaliam o engajamento, foco desta revisão, observamos que sete são explicitamente de escala Likert de cinco pontos, com respostas que em sua maioria possuem redação “concordo totalmente” e “discordo totalmente”. Dois dos artigos que utilizam questionários de perguntas fechadas não explicitam o tipo de escala e redação (ID: 6 e 8). Os questionários variam entre 17 e 30 itens, contudo estão em maior número os que possuem entre 17 e 19 itens (ID: 1, 2, 6, 7, 9, 10). Os questionários que avaliam o engajamento do aluno e o subdividem em dimensões (ID: 1, 2, 3, 4, 6, 9, 10), consideram entre três e quatro dimensões, com exceção do ID: 3, que considera apenas duas. Entre as dimensões consagradas pela literatura, mencionadas anteriormente, as dimensões mais frequentemente consideradas nos artigos desta revisão são: engajamento comportamental, engajamento emocional/afetivo e engajamento cognitivo.

Tabela 5
Contexto, população, objetivo/foco e metodologia dos artigos revisados.

Quanto à fonte de referência ou base para a construção dos questionários utilizados nos artigos, apenas dois utilizam instrumentos já validados (ID: 2 e 6). Os demais utilizam questionários construídos ou adaptados de outros. Em relação à natureza das questões, observamos que quatro dos questionários (ID: 1, 4, 7 e 8) não se aplicam especificamente ao contexto geral do ensino superior de forma online, por terem questões direcionadas ao ensino de inglês, questões direcionadas a identificar o engajamento do aluno especificamente com seu campo de estudo, questões direcionadas a identificar o quanto os alunos gostam de utilizar recursos tecnológicos em suas aulas ou questões que analisam especificamente o uso de um ambiente de aprendizagem em nuvem particular.

Sintetizando, a maioria dos artigos possui abordagem quantitativa e todos eles utilizam algum tipo de questionário para a coleta de dados. Os questionários que avaliam o engajamento, utilizados nos artigos desta revisão de escopo são, em maioria, de perguntas fechadas e adotam escala Likert de 5 pontos, com redações que, em maior número, variam entre “concordo totalmente” e “discordo totalmente”.

Os questionários aplicados nas pesquisas limitam-se a um número de itens que varia entre 17 e 19. O número de dimensões de engajamento, dos questionários que possuem essa subdivisão, varia entre três e quatro e as dimensões mais frequentes são engajamento comportamental, engajamento emocional/afetivo e engajamento cognitivo. A técnica de análise mais presente nos artigos é a modelagem de equações estruturais, empregada em três pesquisas. Nos demais artigos aparecem a análise de conteúdo dirigida, análise de regressão múltipla stepwise, análises de regressão hierárquica, o teste Qui-quadrado de Pearson e correlações de Pearson.

5 Considerações finais

Para concluir, retomamos os aspectos mais relevantes encontrados nos artigos revisados. Um percentual significativo dos artigos foi publicado já no período de pandemia de Covid-19. Isso revela o interesse crescente da pesquisa educacional em compreender os processos de engajamento estudantil a partir das especificidades que configuram a aprendizagem online. São artigos de autores de nacionalidades diversas, havendo apenas dois de mesma origem, dos EUA. São pesquisas escritas mormente em inglês, o que corresponde a nove artigos de um total de dez. As amostras, compostas de estudantes de ensino superior, variam em número de respondentes, sendo a maior composta por 689 alunos e a menor 34 alunos. Na maioria dos artigos o construto de engajamento do aluno dialoga com outros conceitos, por exemplo, competência digital, clima de aprendizagem, autoeficácia e autorregulação. Vale dizer que, nesse diálogo, percebe-se a necessidade de uma maior compreensão, por parte de muitos pesquisadores, entre os limites e as especificidades de cada conceito, no intuito de efetivamente analisá-los sem ocorrência de sobreposições.

Dito isso, resgatamos nossa pergunta central de pesquisa, a fim de evidenciar as contestações: quais as características dos instrumentos e das técnicas analíticas utilizadas para a mensuração do engajamento online de estudantes do Ensino Superior em pesquisas publicadas recentemente (2017-2021) na literatura internacional? Os dados apresentados resumem tanto as características dos questionários, quanto as técnicas analíticas adotadas, o que responde, em parte, a nossa pergunta central. Contudo, a busca nesta revisão é por instrumentos que avaliam especificamente o engajamento online, o que de fato não se revela plenamente no escopo de todos os questionários analisados.

Há quatro questionários que, embora aplicados em ambientes online, não foram construídos para avaliar as especificidades desse contexto, já que possuem números insignificantes de questões focadas nesse ambiente. Há casos que tendem a buscar exclusivamente averiguar o quanto os alunos gostam de utilizar recursos de aprendizagem por tecnologia ou, ainda, envolvem questões que exploram apenas o uso de algum ambiente de aprendizagem específico. Os questionários Prompts de atividade (WALKER; KORALESKY, 2021WALKER, Kristen A.; KORALESKY, Katherine E. Student and instructor perceptions of engagement after the rapid online transition of teaching due to COVID-19. Natural Sciences Education, v. 50, n. 1, jan. 2021. DOI: 10.1002/nse2.20038. Disponível em: <Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/nse2.20038 >.Acesso em: 9 nov. 2021.
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1...
), Student Feedback questionnaire (RAJABALEE; SANTALLY, 2021RAJABALEE, Yousra Banoor; SANTALLY, Mohammad Issack. Learner satisfaction, engagement and performances in an online module: Implications for institutional e-learning policy. Education and Information Technologies, v. 26, n. 3, p. 2623-2656, mai. 2021. DOI: 10.1007/s10639-020-10375-1. Disponível em: <Disponível em: https://link.springer.com/10.1007/s10639-020-10375-1 >. Acesso em: 9 nov. 2021.
https://link.springer.com/10.1007/s10639...
), Engagement Scale (SUN; RUEDA, 2012SUN, Jerry Chih-Yuan; RUEDA, Robert. Situational interest, computer self-efficacy and self-regulation: Their impact on student engagement in distance education: Student engagement in distance education. British Journal of Educational Technology , v. 43, n. 2, p. 191-204, mar. 2012. DOI: 10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x. Disponível em: <Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x >. Acesso em: 9 nov. 2021.
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1...
) e Online Student Engagement (DIXSON, 2015DIXSON, Marcia D. Measuring Student Engagement in the Online Course: The Online Student Engagement Scale (OSE). Online Learning, v. 19, n. 4, jul. 2015. DOI: 10.24059/olj.v19i4.561. Disponível em: <Disponível em: https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/561 >. Acesso em: 9 nov. 2021.
https://olj.onlinelearningconsortium.org...
) são os que possuem questões que se aplicam ao ensino online, entretanto, em relação aos dois primeiros, um avalia outros construtos além do engajamento e outro traz indagações que envolvem atividades de laboratório, o que não pode ser aplicado de maneira escalonável para todos os alunos de graduação. O instrumento de Dixson (2015DIXSON, Marcia D. Measuring Student Engagement in the Online Course: The Online Student Engagement Scale (OSE). Online Learning, v. 19, n. 4, jul. 2015. DOI: 10.24059/olj.v19i4.561. Disponível em: <Disponível em: https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/561 >. Acesso em: 9 nov. 2021.
https://olj.onlinelearningconsortium.org...
) compreende a utilização de fóruns online, ferramenta que não é adotada por todas as universidades.

Podemos afirmar, como conclusão desta revisão de escopo, que dos dez instrumentos avaliados, unicamente o de Sun e Rueda (2012SUN, Jerry Chih-Yuan; RUEDA, Robert. Situational interest, computer self-efficacy and self-regulation: Their impact on student engagement in distance education: Student engagement in distance education. British Journal of Educational Technology , v. 43, n. 2, p. 191-204, mar. 2012. DOI: 10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x. Disponível em: <Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x >. Acesso em: 9 nov. 2021.
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1...
) pode ser utilizado para avaliar o engajamento online do estudante no contexto do ensino superior de forma escalonável, ou seja, estendida a qualquer curso, independentemente de suas características. Como sugestão para pesquisas futuras, indica-se a construção de uma nova escala específica para análise de engajamento online, que busque considerar mais aspectos vinculados às especificidades do contexto de aprendizagem online em comparação aos instrumentos aqui analisados, com perspectiva de adoção em grande escala em universidades brasileiras. Nessa perspectiva, ainda, sugere-se que possam ser estipuladas teoricamente as bases que justificam a definição de cada subconstruto adotado, especialmente considerando as características próprias dos ambientes online.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Abr 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    20 Ago 2021
  • Aceito
    26 Out 2021
  • Publicado
    19 Nov 2021
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