Acessibilidade / Reportar erro

O mapa conceitual e o software CmapTools como ferramentas neurodidáticas para melhorar a aprendizagem

Resumo

Quando novos conceitos são desenvolvidos em qualquer mudança científica e, claro, no campo da educação, em muitos casos gera-se a ideia de que é algo novo que vai mudar radicalmente, no nosso caso, na forma de educar e de aprender. Seria este o caso da Neurodidática? É necessário contrastar essas novas conceituações da pesquisa, como no caso da neurociência e da neurodidática, que dão o rótulo de ”neuro” a muitas estratégias didáticas tradicionalmente utilizadas. Uma infinidade de modelos ”neuropedagógicos” surgiram em torno da neurociência que visam fornecer ao profissional da educação ferramentas poderosas para melhorar o aprendizado com base nos avanços da neurociência. No caso do mapa conceitual de Novak, sua eficácia como ferramenta de apresentação de conhecimento especializado e como promotora de aprendizagem significativa tem sido demonstrada nas últimas décadas, permitindo que erros conceituais sejam facilmente detectados. Atualmente, essa eficácia didática foi comprovada a partir das pesquisas realizadas com técnicas neurocientíficas (CAT, TOC, MRI, fNIRs, entre outras) que apresentamos neste artigo. Essas investigações confirmam seu valor metodológico, que podemos chamar de neurodidático, através da evidência de atividade cerebral diferencial ou nível de esforço neurocognitivo que ocorre quando mapas conceituais são comparados com outras ferramentas didáticas.

Palavras-chave:
Neurociência; Neurodidática; Mapas conceituais; Mapeamento de conceito

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br