Resumo
A qualidade dos produtos de software depende em grande parte da capacidade dos desenvolvedores de gerar código limpo, uma vez que eles permitem aumentar o ciclo de vida do software. Portanto, é crucial melhorar as práticas pedagógicas de ensino de programação, em particular, a capacidade dos estudantes de escrever código de qualidade. Entretanto, a literatura não reconhece modelos pedagógicos abrangentes que orientam o desenvolvimento dessa capacidade de escrita, como observado na redação de textos. Este trabalho relaciona a produção de código limpo com as concepções do processo de escrita em estudantes de Engenharia da Computação. Para esse fim, utilizamos três avaliações práticas para avaliar o processo de programação de código limpo em estudantes universitários, para, posteriormente, relacionar os resultados com as percepções sobre a escrita que esse grupo tem. Os resultados mostram uma relação entre o desempenho nas tarefas de programação e o ano de ingresso, e uma correlação positiva entre a produção de código limpo e as concepções sobre a escrita. Concluímos que nosso estudo abre uma colaboração transdisciplinar. Ele pode avançar em direção a um modelo pedagógico para orientar o ensino da escrita limpa de código que contribui para produtos de software de maior qualidade.
Palavras-chave:
Programação de computadores; Linguagem escrita; Educação em engenharia