Acessibilidade / Reportar erro

Diálogos latino-americanos e aprendizagem de espanhol: relato de experiência de Teletandem na UFCG

Latin American dialogues and Spanish language learning: report of Teletandem experience at UFCG

Resumo

Este artigo visa apresentar a experiência intercultural do Teletandem envolvendo estudantes de duas universidades federais brasileiras. Seguindo a abordagem metodológica do relato de experiência (MUSSI; FLORES; ALMEIDA, 2021MUSSI, Ricardo Fraklin De Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo De. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 61–77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010.
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i4...
), elaborou-se de forma colaborativa um ensaio acadêmico-reflexivo que emerge de uma prática virtual de línguas estrangeiras dentro do curso de Espanhol I na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Inspirados pela filosofia de Paulo Freire, discutimos como essa ferramenta pode fomentar o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras, criando cenários autênticos de interação entre os/as alunos/as e estimulando a autonomia, a reciprocidade e a colaboração entre pares. Simultaneamente, identificamos alguns desafios e obstáculos potenciais que podem interferir na atividade. Concluímos que o Teletandem se configura como uma poderosa atividade intercultural, capaz de impulsionar a troca e a reflexão sobre as demandas e os desafios dos povos rurais da América Latina.

Palavras-chave:
Aprendizagem de línguas; Tecnologia e educação; Experiências de aprendizagem; Educação intercultural

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br