Resumo
A neuromethodologia é um conceito sobre o qual dificilmente encontramos informações em bancos de dados científicos e literatura especializada. Portanto, o objetivo geral do trabalho apresentado é analisar a relação entre metodologia de ensino, ensino de neuromethodologia, inclusão educacional, tecnologia e formação de professores. O projeto da pesquisa é não-experimental, descritivo, explicativo, correlacional e regressivo. A amostra utilizada foi uma amostra de conveniência de professores universitários de universidades espanholas, brasileiras, colombianas e paraguaias, com um total de 815 participantes. O instrumento de pesquisa foi um questionário ad hoc à escala Likert com excelente confiabilidade (Cronbach’s Alpha, .969), que foi validado em termos de conteúdo e construído através de uma análise exploratória de fatores. A análise de correlação e a modelagem linear automática fornecem uma primeira conclusão mostrando que a neuromethodologia dá cientificidade às tecnologias utilizadas pelo professor, sendo fundamental para a inclusão educacional. Os exemplos de neuroimagem dão uma ideia da pesquisa que estamos desenvolvendo em neuromethodologia.
Palavras-chave:
Metodologia de ensino; Neuromethodologia de ensino; Neuroimagem; Treinamento de professores; Cérebro