Acessibilidade / Reportar erro

Percepções dos professores em formação sobre mensagens instantâneas e competência ortográfica

Resumo

Este trabalho examina a percepção que os professores espanhol em formação no Chile e na Argentina têm da norma escrita digital em mensagens instantâneas, juntamente com sua opinião sobre a influência dos textismos na aquisição de competência ortográfica por parte dos alunos do ensino médio. O estudo utiliza uma abordagem transacional baseada em pesquisas e usos e aplica um design descritivo não experimental. Os resultados, quando comparados com estudos da variante espanhola européia, mostraram que professores de pré-serviço no Chile e na Argentina consideraram o uso de textos como prejudicial ao desenvolvimento da competência ortográfica dos alunos do ensino médio, apesar de seu próprio uso frequente de textos. Entretanto, uma das principais conclusões é um certo grau de tolerância de tipos específicos de textos na escrita digital, assim como uma abordagem mais integrativa dessas variáveis escritas por parte dos participantes na Argentina.

Palavras-chave:
Espanhol; Ortografia; Formação de professores; Redes sociais

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br