Acessibilidade / Reportar erro

Ensino de visão e interpretação bilateral online: percepções dos alunos sobre o feedback do professor

Resumo

Este estudo procurou compreender as percepções dos alunos sobre o feedback fornecido pelos professores do curso de visão e interpretação bilateral online. Usando uma perspectiva centrada no aluno, administramos uma pesquisa baseada em questionário para 95 estudantes de graduação. Investigamos questões relacionadas à eficácia do feedback online no nível cognitivo (compreender e usar o feedback) e psicológico (reações afetivas), incluindo desafios associados ao método de entrega ou à natureza do feedback e às expectativas dos alunos. Os resultados da pesquisa indicaram que os alunos têm diferentes preferências, necessidades e reações emocionais ao feedback online. O estudo recomenda ensinar interpretação remota para acompanhar os requisitos tecnológicos e considerar as diferentes variáveis que afetam o processo de feedback. Com base na literatura, propusemos um modelo para desenvolver a capacidade dos alunos de entender e agir de acordo com o feedback do professor na sala de aula de interpretação e preencher a lacuna entre as crenças dos professores e as expectativas dos alunos sobre ’bom feedback’. A melhor lição aprendida com esse estudo é que o ensino e o feedback online são valiosos e satisfazem as necessidades emocionais de alguns alunos. Portanto, sugerimos o uso de um modelo misto para interpretar métodos de ensino e feedback em um futuro próximo.

Palavras-chave:
Feedback do professor; Percepções dos alunos; Feedback digital; Interpretação visual e bilateral; Feedback centrado no aluno

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br