Acessibilidade / Reportar erro

Intercâmbio virtual em programas de formação de professores do Brasil e EUA: resultados e desafios

Resumo

Intercâmbios virtuais (IV) são iniciativas importantes para incluir professores em formação inicial em práticas de internacionalização com outras pessoas em distâncias geográficas enquanto permanecem em seus próprios contextos de aprendizagem (Internacionalização em Casa – ( Beelen; Jones, 2015BEELEN, Jos; JONES, Elspeth. Redefining Internationalization at Home. In: CURAJ, Adrian et al. (eds.). The European Higher Education Area: Between Critical Reflections and Future Policies. Cham: Springer, 2015. p. 59–72. ). IVs contribuem para o desenvolvimento de atitudes interculturais e globais assim como promovem competências digitais e tecnológicas. Este artigo compartilha a experiência de um projeto de oito semanas de IV, realizado em 2022 e 2023, com professores em formação inicial matriculados em disciplinas relacionadas à aquisição de segunda língua, nos EUA e no Brasil. Dados de questionários e narrativas assim como das suas interações e tarefas em diferentes plataformas digitais são analisados. Os resultados são discutidos considerando a perspectiva dos professores e estudantes envolvidos assim como de outros estudos de IV ( e.g . Hanks ( 2019HANKS, Judith. From Research-as-Practice to Exploratory Practice-as-Research in Language Teaching and Beyond. Language Teaching, v. 52, n. 2, p. 143–187, 2019. DOI: 10.1017/S0261444819000016.
https://doi.org/10.1017/S026144481900001...
; Godwin-Jones, 2019 GODWIN-JONES, Robert. Telecollaboration as an Approach to Developing Intercultural Communication Competence. Language Learning & Technology, v. 23, n. 3, p. 8–28, 2019. Available from: http://hdl.handle.net/10125/44691 . Visited on: 28 Aug. 2023.
http://hdl.handle.net/10125/44691...
) para compartilhar as percepções relacionadas à experiência dos professores em pré-serviço e suas visões globais sobre formação docente e ensino de línguas. Os resultados identificados foram relacionados a: habilidades interacionais, desenvolvimentos no âmbito da tecnologia de informação e comunicação e da competência intercultural; conhecimento contextual e do conteúdo; aspectos linguísticos. Os desafios mencionados foram: agendas ocupadas; formato das aulas e dificuldades em comunicação e interação.

Palavras-chave:
Brasil e EUA; Intercâmbio Virtual; Professores em formação inicial; Aquisição de segunda língua; Resultados e desafios

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br