Acessibilidade / Reportar erro

MATERIAL PEDAGÓGICO TRANSMÍDIA PARA O ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL: VOZES LATINO-AMERICANAS PERIFÉRICAS.

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa envolvendo aulas de espanhol no COLUNI/UFF. A pesquisa sobre letramento multimodal (KALANTIZS; COPE, 2012KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacies. Cambridge University Press.New York, 2012.) concentra-se na produção de materiais pedagógicos transmídias de resistência/reexistência. No início, as personagens e os quadrinhos são produzidos com o objetivo de problematizar preconceitos raciais e xenófobos. Em um momento posterior, os personagens e as tiras em quadrinhos perpassam e entrecruzam-se com as narrativas de outros textos, a fim de possibilitar práticas de letramentos de leitura e escrita em espanhol. Espera-se que a produção do material pedagógico transmídia possa desenvolver a reflexão e a criticidade nos alunos.

Palavras-chave:
material pedagógico transmídia; letramento crítico; ensino de espanhol

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br