Acessibilidade / Reportar erro

O QUE A NÃO PARTICIPAÇÃO NA “RODINHA” SIGNIFICA: REVENDO OPORTUNIDADES PARA DEMONSTRAR IDENTIDADES LETRADAS A PARTIR DA TEORIZAÇÃO DOS POSICIONAMENTOS

RESUMO

Esse artigo reporta um estudo de caso sobre como uma criança chamada Charlie foi posicionada e reposicionou-se dentre e através de diferentes tipos de encontros de letramentos escolares em sua sala de aula do primeiro ano do ensino fundamental. Esse estudo de caso é baseado na reanálise de um estudo originalmente conduzido pela autora (HARRIS, 1989HARRIS, P. (1989). First grade children’s constructs of teacher-assigned reading tasks in a whole language classroom. Doctoral Dissertation, University of California, Berkeley.); e fundamenta-se em uma história de pesquisa baseada em revisar bancos de dados arquivados à medida que novas teorias se desenvolvem.

Ao fornecer um perfil de diferentes formas através das quais uma criança se posiciona e é posicionada pela professora, o sistema e os/as colegas, esse estudo de caso apresenta uma abordagem de pesquisa para compreender processos de posicionamento e suas consequências para crianças no processo de desenvolvimento de letramentos e identidades. Para deixar claro como o estudo de caso levou a novas interpretações, o artigo foca nos múltiplos níveis de escala analítica e ângulos de análise de posicionamentos (ANDERSON, 2009ANDERSON, K.T. (2009). Applying positioning theory to the analysis of classroom interactions: Mediating micro-identities, macro-kinds, and ideologies of knowing, Linguistics and Education, 20(4), 291-310. ) que foram selecionados para tornar visível a natureza dinâmica do posicionamento a luz da Teoria do Posicionamento (HARRÉ & LANGENHOVE, 1999HARRÉ, R. and VAN LANGENHOVE, L. (1999).Positioning theory: Moral contexts of intentional action . Oxford: Blackwell .; HARRÉ, 2012HARRÉ, R. (2012). Positioning theory: moral dimensions of social-cultural psychology. In J. Valsiner (ed.)The Oxford Handbook of Culture and Psychology. New York: Oxford University, pp. 191-206.). Esse estudo de caso constrói, portanto, inteligibilidade teórica para compreensão da natureza fluida e dinâmica do posicionamento em sala de aula, assim como das influências do posicionamento nas oportunidades para a criança agir e demonstrar suas identidades e capacidades letradas.

Palavras-chave:
letramento; identidades letradas; teoria do posicionamento

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br