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DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE

DISCOURSES VEILED/REVEALED:A DIALOGICAL ANALYSIS OF THE NEW GUIDELINES TO TEACHER EDUCATION

RESUMO

Em julho de 2015, o Ministério da Educação aprovou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, revogando as Diretrizes de 2002, instituídas pela Resolução CNE/CP n. 01/2002. Sob a perspectiva da teoria dialógica bakhtiniana, este artigo analisa as relações dialógicas que se engendram no Parecer CNE/CP n. 2/2015, que apresenta as novas Diretrizes, focalizando o posicionamento valorativo dos enunciadores com relação ao discurso da formação para as competências. Examina as relações que o Parecer CNE/CP n. 2/2015 estabelece no diálogo com o Parecer CNE/CP n. 009/2001 - que fundamentou as Diretrizes revogadas, e com os discursos oficiais que tratam da formação para as competências, mobilizados no texto. A análise evidencia que ao mesmo tempo em que o discurso do Parecer CNE/CP n. 2/2015 tenta negar vinculação com o modelo de formação baseado em competências - apagando e substituindo termos a ele relacionados - apresenta grande convergência com as diretrizes revogadas, que tomaram o conceito de competências como nuclear para a formação de professores.

Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Docente; Competências; Relações dialógicas.

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