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os números dos níveis por exemplo [.] |
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Karen: |
é [.] e aí [.] deixa eu te explicar [.] é assim [.] como é feita a prova do |
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do Celpe [.] tem a parte escrita e depois tem a parte oral [...] |
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então quando você tem [.] a Sônia dá todas as explicações e ela explica |
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a gente lê todos os elementos e depois as perguntas |
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(Priscila entra na sala e cumprimenta as colegas. Senta-se numa
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carteira que está no meio da sala)
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Caroline: |
uhum [.] e antes de aplicar a prova (Karen se orienta para Priscila,
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pergunta como ela se sente. Priscila diz que está melhor. Caroline
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também pergunta. Karen conta a Caroline que Priscila passou mal
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ontem)
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Karen: |
então [.] cada elemento vem um jogo um jogo de elementos e as |
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perguntas |
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Caroline: |
vem um jogo de elementos |
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Karen: |
aí nós lemos todas as perguntas e nós pegamos pros alunos dependendo |
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da ficha do aluno |
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Caroline: |
é um elemento pra cada aluno |
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Karen: |
não [.] cada aluno tem três elementos [.] essa prova dura vinte minutos |
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três elementos e cinco minutos de perguntas sobre a vida dele e sobre |
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o questionário que ele responde [.] então, vamos lá vamos pegar um |
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aluno [.] sei lá [.] a Valesca [..] a Valesca |
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Caroline: |
a Valesca uhum |
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Karen: |
ela é [...] (com a pausa olha para Caroline)
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Caroline: |
a Valesca é fofa (Karen ri)
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Karen: |
não [.] isso não importa (Caroline e Karen riem alto pelo comentário
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de Caroline)
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Karen: |
independe se ela é fofa ou não dá igual (Caroline gargalha alto e agudo)
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Karen: |
o que que a Valesca faz [.] eu não sei [..] |
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Caroline: |
eu não sei exatamente |
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Karen: |
nem eu |
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Caroline: |
não sei também |
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Karen: |
ai meu deus, tô ferrado (baixo) espera só um pouquinho Caroline então |
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[..] a Valesca depois eu vejo isso o (Sussurrando.
Karen está folheando
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algumas páginas, e fica séria olhando as páginas.) depois a gente vê |
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isso [.] se não a Flávia [.] tá [.] vamos fingir que a Valesca é médica |
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vamos pegar elementos que têm a ver com a profissão dela que é mais |
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fácil ela desenvolver |
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Caroline: |
uhum (está atenta a Karen) |
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Karen: |
vou pegar um elemento que |
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Caroline: |
mas você não conhece [..] |
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Karen: |
não [.] você conhece os alunos porque nós aplicamos o Celpe |
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Caroline: |
sim mas eu digo pra você [.] ah tá |
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Karen: |
então [.] eu conheço a Valesca |
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Caroline: |
mas se tiver algum aluno que você não conheça |
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Karen: |
eu pergunto pros outros mas eles respondem a um questionário |
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Caroline: |
ah tá |
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Karen: |
e aí com base no questionário dele eu vou ver ó (inaudível) nós fazemos |
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aqui (Aponta para o caderno de questões) um mais ou menos fácil |
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médio [.] sei lá a prova de chá verde Valesca é médica então vou pegar |
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esse daqui do chá verde |
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Caroline: |
o que que é esse aqui |
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Karen: |
(inaudível)
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Caroline: |
(com a lista de elementos de uma edição do exame, na qual há sinais a lápis de menos e mais ao lado de
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cada título de elemento) menos mais |
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[..] o que que é isso |
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Karen: |
mais ou menos mais fácil menos fácil |
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Caroline: |
ahnnm |
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Karen: |
(inaudível)
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(Flávia entra na sala falando alto, mostrando seus fichários recheados
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de elementos provocadores. Flávia começa a mostrar como estão
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divididos. Karen e Caroline, que estão agachadas com muitos
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elementos na mão, olhando para Flávia, que segue explicando a
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divisão dos fichários por edição do exame. Flávia enfatiza que é uma
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relíquia e que nem no instituto tem tudo o que ela tem.
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Karen pede que Flávia espere um pouco e que acompanhe a explicação
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que está dando a Caroline para ver se está certa. Flávia acompanha.)
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Karen: |
(olhando para Caroline) e aí [.] conforme [.] vou pegar lá um elemento |
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pra Valesca (olhando para Flávia) essa é a primeira vez que eu tô |
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explicando certinho (olhando novamente para Caroline) a primeira |
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pergunta (aponta para uma ficha) é obrigatória [.] os primeiros |
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cinco minutos ela fala sobre a vida dela nada pessoal assim ah foi |
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pro Brasil por que tá fazendo o Celpe cinco minutos [.] acabou |
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aí você passa pra primeira pergunta [.] essa é obrigatória depois você |
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tem essas aqui pra tu seguir nos próximos cinco minutos |
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Caroline: |
uhm |
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Karen: |
tá certo né (olhando para Flávia)
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Flávia: |
se qualquer ideia das perguntas Caroline [..] umm [..] o aluno tem que |
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falar e ele tem que falar durante cinco minutos. |
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Karen: |
vinte |
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Flávia: |
não tem que falar cinco minutos com cada elemento desses [.] no total |
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a prova é vinte minutos |
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(Flávia passa a explicar o que Karen já havia explicado, dando alguns
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exemplos, de modo muito semelhante ao que Karen já vinha fazendo.
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Flávia está séria. Retoma os elementos, a ficha do aluno. Flávia fala
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de como se caracteriza a escolha dos elementos, um mais fácil, mais
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difícil, mais fácil, de acordo com a relação do tema do elemento com a
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vida do aluno)
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(Diário 5, p. 13, 14 e 15 - Observação participante 24/02/12 - reunião pedagógica)
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