RESUMO
Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de análise documental, embasada principalmente em teóricos da Educação em Ciência de origem diversa, sob a perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada (LA). Investiga-se um conjunto de atividades propostas e aplicadas no ensino de escrita acadêmica, no período de 2011 a 2021, no contexto do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O objetivo foi identificar evidências do trabalho pedagógico com práticas e conhecimentos atrelados às ciências, e problematizar representações e discursos sobre ciências, a partir de atividades didáticas do componente curricular dedicado à educação linguística no programa mencionado. Como resultados, divisaram-se possibilidades de se ampliarem as abordagens promotoras da educação científica, principalmente mediante encaminhamentos didáticos que envolvam mais diretamente os estudantes em práticas investigativas ou no pensar cientificamente. Além disso, vê-se um contexto bastante fecundo para se dar visibilidade às pesquisas realizadas por cientistas no campo dos estudos linguísticos ou linguísticos aplicados, realçando-se o compromisso de pesquisas aí realizadas com demandas investigativas sempre emergentes na sociedade.
Palavras-chave:
letramento científico; ensino de escrita acadêmica; educação linguística; Linguística Aplicada