Propósito
|
Tipos de informação/ objetivos |
Reconhecimento |
Oferece uma confirmação ao aluno de que um evento aconteceu, como a confirmação do recebimento de uma tarefa, por exemplo (KIELTY, 2004KIELTY, L. (2004). Feedback in Distance Learning: Do students' perceptions of corrective feedback affect retention in Distance Learning? Graduate Theses in Instructional Technology University of South Florida. Disponível em: <http://scholarcommons.usf.edu/etd/1114>. Acesso em 21 jun. 2016. http://scholarcommons.usf.edu/etd/1114...
). |
Motivacional/ Interacional |
Relaciona-se às reações emocionais como resposta à interação, por exemplo, uma mensagem para motivar o aluno e impedir que ele se sinta isolado (PAIVA, 2003PAIVA, V. L. M. O. (2003) Feedback em Ambiente Virtual. In: LEFFA, V. (Org.) Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT. Disponível em: <www.veramenezes.com/feedback.htm>. Acesso em 21 jun. 2016. www.veramenezes.com/feedback.htm...
). |
Tecnológico |
Envolve informações sobre a utilização do software empregado no curso (PYKE & SHERLOCK, 2010PYKE, J. & SHERLOCK, J. (2010). A closer look at instructor-student feedback online: a case study analysis of the types and frequency. MERLOT Journal of Online Learning and teaching, vol. 6, nº. 1. Disponível em: <http://jolt.merlot.org/vol6no1/pyke_0310.pdf>. Acesso em 21 jun. 2016. http://jolt.merlot.org/vol6no1/pyke_0310...
). |
Informativo/ Avaliativo |
Fornece informação ou algum tipo de avaliação ao aluno (MASON & BRUNING, 2003MASON, B. & BRUNING, R. (2003). Providing Feedback in Computer-based Instruction: What the Research tells us. Disponível em: <http://dwb.unl.edu/Edit/MB/MasonBruning.html>. Acesso em 04 abr. 2016. http://dwb.unl.edu/Edit/MB/MasonBruning....
; PAIVA, 2003PAIVA, V. L. M. O. (2003) Feedback em Ambiente Virtual. In: LEFFA, V. (Org.) Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT. Disponível em: <www.veramenezes.com/feedback.htm>. Acesso em 21 jun. 2016. www.veramenezes.com/feedback.htm...
). |
Complexidade de Informação |
Complexo |
São mensagens muito longas ou muito complicadas (SHUTE, 2007SHUTE, V. (2007) Focus on formative feedback. ETS Research & Development. Princeton, NJ. Disponível em: <www.ets.org/Media/Research/pdf/RR-07-11.pdf>. Acesso em 21 jun. 2016. www.ets.org/Media/Research/pdf/RR-07-11....
). |
Não-complexo |
São mensagens não muito longas, claras e objetivas (SHUTE, 2007SHUTE, V. (2007) Focus on formative feedback. ETS Research & Development. Princeton, NJ. Disponível em: <www.ets.org/Media/Research/pdf/RR-07-11.pdf>. Acesso em 21 jun. 2016. www.ets.org/Media/Research/pdf/RR-07-11....
). |
Direcionamento
|
Individual |
São mensagens direcionadas para apenas um aluno ou para o professor (PYKE & SHERLOCK, 2010PYKE, J. & SHERLOCK, J. (2010). A closer look at instructor-student feedback online: a case study analysis of the types and frequency. MERLOT Journal of Online Learning and teaching, vol. 6, nº. 1. Disponível em: <http://jolt.merlot.org/vol6no1/pyke_0310.pdf>. Acesso em 21 jun. 2016. http://jolt.merlot.org/vol6no1/pyke_0310...
) |
Em grupo |
São mensagens direcionadas a todos os alunos (PYKE & SHERLOCK, 2010PYKE, J. & SHERLOCK, J. (2010). A closer look at instructor-student feedback online: a case study analysis of the types and frequency. MERLOT Journal of Online Learning and teaching, vol. 6, nº. 1. Disponível em: <http://jolt.merlot.org/vol6no1/pyke_0310.pdf>. Acesso em 21 jun. 2016. http://jolt.merlot.org/vol6no1/pyke_0310...
) |
Momento
|
Síncrono |
São mensagens recebidas logo após a realização de uma tarefa (SHUTE, 2007SHUTE, V. (2007) Focus on formative feedback. ETS Research & Development. Princeton, NJ. Disponível em: <www.ets.org/Media/Research/pdf/RR-07-11.pdf>. Acesso em 21 jun. 2016. www.ets.org/Media/Research/pdf/RR-07-11....
). |
Assíncrono |
São mensagens recebidas minutos, horas ou até semanas após a realização de uma tarefa (SHUTE, 2007SHUTE, V. (2007) Focus on formative feedback. ETS Research & Development. Princeton, NJ. Disponível em: <www.ets.org/Media/Research/pdf/RR-07-11.pdf>. Acesso em 21 jun. 2016. www.ets.org/Media/Research/pdf/RR-07-11....
). |
Fonte
|
Professor |
Mensagens enviadas pelo professor. Geralmente, relatam o progresso dos alunos, encorajam-nos, fornecem assistência, fazem questionamentos, discordam de alguns pontos, destacam pontos bem analisados, a fim de engajar os alunos na discussão e aprofundamento de conteúdos (PAIVA, 2003PAIVA, V. L. M. O. (2003) Feedback em Ambiente Virtual. In: LEFFA, V. (Org.) Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT. Disponível em: <www.veramenezes.com/feedback.htm>. Acesso em 21 jun. 2016. www.veramenezes.com/feedback.htm...
). |
Computador |
Retorno de informações às respostas do aluno oferecido pelo computador durante, ou após, a realização de uma atividade on-line (FILATRO, 2008FILATRO, A. (2008). Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil.). |
Alunos |
Mensagens enviadas pelos alunos a seus colegas ou ao professor. |