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A exposição de crianças ao inglês como língua estrangeira: o papel emergente do world english

O foco deste artigo recai na aquisição da linguagem por crianças em contextos sociais multilíngues e em suas implicações para a aprendizagem de línguas de um modo geral. Toma-se aqui como pressuposto que a pesquisa na área em questão sofre restrições pelo fato de embasar-se, quase em sua totalidade, em experiências de falantes monolíngües frente à aquisição da única língua que lhes é colocada à sua disposição. Por conseqüência, o repertório lingüístico de um falante multilíngüe é então visto como um caso especial ou um desvio frente ao repertório do falante monolíngüe. Aponta-se aqui para a necessidade de que se o multilinguismo seja abordado sob outra perspectiva levando-se em conta o fenômeno do "World English". Acredita-se que este, por sua vez, possa somente ser compreendido a partir de sua concepção como uma língua em constante transformação, que se nutre do contato contínuo e da influência recíproca entre línguas diferentes.

aquisição; multilinguismo; World English; globalização


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