Incidente crítico (Richards; Farrell, 2005RICHARDS, Jack C.; FARRELL, Thomas Sylvester Charles. (2005). Professional Development for Language Teachers: strategies for teacher learning. CUP.) |
[...] evento não planejado ou previsto, que ocorre durante uma aula, e que serve como gatilho para novos insights ou aspectos relacionados ao ensino ou aprendizagem (p. 113)
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À primeira vista, esses incidentes podem parecer insignificantes ao invés de críticos, mas tornam-se críticos quando são colocados sob revisão e análise. (114)
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Incidente crítico (Tripp, 1993/2012TRIPP, David. (2012). Critical Incidents in Teaching: developing professional judgment. Routledge. (Originalmente publicado em 1993).) |
O termo ‘incidente crítico’ vem da história onde ele se refere a algum evento ou situação que marcou um momento de virada significante na vida de uma pessoa ou uma instituição (p.24) |
Incidentes críticos não são ‘coisas’ que existem independentemente de um observador e que ficam aguardando serem descobertos como pepitas de ouro ou ilhas desertas, mas que, como todo os dados, são criados. Incidentes acontecem, mas incidentes críticos são produzidos pelo modo como enxergamos uma situação: um incidente crítico é uma interpretação do significado de um evento. (p.8)
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Evento crítico (Woods, 1993/2012WOODS, Peter. (2012). Critical events in teaching & learning. Routledge. (Originalmente publicado em 1993).) |
Eventos críticos se situam entre um incidente crítico e períodos em uma carreira profissional. Eles são programas integrados e focados de atividades formativas que podem durar de semanas até mais de um ano. (p.2) |
Diferentemente de incidentes críticos, eventos críticos são em grande medida desejados, planejados e controlados. Mas os planos contêm dentro deles sementes para crescimento e escopo para oportunidades. Há elementos, portanto, que são amplamente imprevistos, e novos pastos imprevisíveis nos quais todos, tanto professores quanto alunos, se aventuram, cujas consequências ninguém sabe exatamente. (p. 2)
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Momentos críticos (Pennycook, 2004PENNYCOOK, Alastair. (2004). Critical moments in a TESOL praxicum. In: NORTON, B.; TOOHEY, K. (Ed.). Critical Pedagogies and Language Learning. Cambridge: CUP, p. 327-345.) |
[...] um ponto significativo, um instante quando as coisas mudam. Parece-me que na observação de um estagiário, e, pensando mais amplamente, no nosso ensino de forma geral, isso é o que buscamos -- esses momentos críticos quando agarramos a oportunidade de fazer algo diferente, quando percebemos que um novo entendimento está ocorrendo (...) em que algo muda, quando alguém “entende”, quando alguém joga um comentário que modifica o discurso. (p. 330) |
Torna-se crítico através de uma prática problematizadora: uma perspectiva que insiste em lançar muito mais dúvidas sobre as categorias que empregamos para entender o mundo social e nos pressupostos sobre conscientização, racionalidade, emancipação, entre outros. (p. 229) |
Nossa visão de momentos críticos Momentos críticos na formação de professores |
Um conflito que ocorre em nossa atividade docente, resultante da confrontação de diferentes representações (crenças), o qual desencadeia alguns insights sobre nossas identidades enquanto professores. |
Ele se torna crítico por meio da percepção de como o momento desafia nossas perspectivas e impacta sobre nossas identidades e práticas docentes. |