Acessibilidade / Reportar erro

DECOLONIZANDO EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE INGLÊS COM LITERATURA DE ESCRITORAS/ES NEGRAS/OS E INDÍGENAS

RESUMO

Este artigo tem como objetivo discutir o ensino decolonial de língua inglesa com literatura produzida por escritores negros e indígenas. As aulas de língua inglesa têm sido tradicionalmente pautadas por princípios que valorizam o conhecimento sistêmico através de uma ênfase exagerada na gramática alinhada ao Método Gramática Tradução (QUEVEDO-CAMARGO; SILVA, 2017QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; SILVA, Gutemberg (2017). O inglês na educação básica brasileira: sabemos sobre ontem; e quanto ao amanhã? Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 1, n. 2, p. 258-271, jul./dez.; PEREIRA, 2016PEREIRA, Fernanda Mota (2016). From non-cultural to intercultural principles: a proposal for English classes in Brazilian public schools. Intercultural Education, v. 27, n. 6, p. 577-586., 2019PEREIRA, Fernanda Mota (2019). Education and Literature: Reflections on Social, Racial, and Gender Matters/ Educação e Literatura: Reflexões sobre Questões Sociais, Raciais e de Gênero. Tradução Monique Pfau. Salvador: EDUFBA.) e por equívocos sobre as limitações do ensino de línguas estrangeiras para fins comunicativos, principalmente em escolas públicas (LEFFA, 2009; PEREIRA, 2019PEREIRA, Fernanda Mota (2019). Education and Literature: Reflections on Social, Racial, and Gender Matters/ Educação e Literatura: Reflexões sobre Questões Sociais, Raciais e de Gênero. Tradução Monique Pfau. Salvador: EDUFBA.; QUEVEDO-CAMARGO; SILVA, 2017QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; SILVA, Gutemberg (2017). O inglês na educação básica brasileira: sabemos sobre ontem; e quanto ao amanhã? Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 1, n. 2, p. 258-271, jul./dez.). Pensando nisso, propus um conceito de Educação Linguística de Inglês que envolve o ensino da língua com uma atitude crítica em relação aos problemas sociais, raciais e de gênero, engendrados pela colonialidade, com o uso de textos literários (PEREIRA, 2017PEREIRA, Fernanda Mota (2017). Pedagogy of Possibility in foreign language classrooms through literature and other media in Brazil and beyond. Revista Estudos Linguísticos e Literários. p. 23-37. Available at: <https://portalseer.ufba.br/index.php/estudos/article/viewFile/24797/15695>. Accessed on August 1st, 2020.
https://portalseer.ufba.br/index.php/est...
, 2019PEREIRA, Fernanda Mota (2019). Education and Literature: Reflections on Social, Racial, and Gender Matters/ Educação e Literatura: Reflexões sobre Questões Sociais, Raciais e de Gênero. Tradução Monique Pfau. Salvador: EDUFBA., 2020PEREIRA, Fernanda Mota (2020). A literatura como alternativa para práticas decoloniais no ensino de inglês: Um estudo autoetnográfico sobre experiências de uma professora de estágio supervisionado. New Trends in Qualitative Research, 2, 69-82. https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020b. p. 69-82.
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020b...
a, 2020b, MOTA, 2020; MOTA-PEREIRA, 2022), especialmente os produzidos por escritoras/es negras/os e indígenas. Além disso, o uso da literatura contribui para fomentar o gosto pela leitura de textos literários, o que, entre os benefícios citados, também promove consciência e práticas emocionais, incluindo, a empatia (GHOSN, 2001GHOSN, Irma K (2001). Nurturing Emotional Intelligence through Literature. Available at: http://americanenglish.state.gov/files/ae/resource_files/01-39-1-c.pdf. Accessed on: November 12th, 2016.
http://americanenglish.state.gov/files/a...
). Considerando essas reflexões, neste artigo, analiso autoetnograficamente (HUGHES; PENNINGTON, 2017HUGHES, S. A., & PENNINGTON, J. L. (2017). Autoethnography: Process, Product, and Possibility for Critical Social Research. Thousand Oaks: Sage Publications, Inc.) aulas que ministrei em um curso online para alunas/os de escola pública de Salvador, Bahia, Brasil, que faz parte das atividades de extensão de um componente curricular de Estágio Supervisionado. Nessas aulas, a literatura de escritoras/es negras/os e indígenas figurava como o principal material para uma educação linguística decolonial de inglês.

Palavras-chave
decolonialidade; inglês; educação linguística

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br