Acessibilidade / Reportar erro

LETRAMENTOS EM DISPUTA: O EMBATE ENTRE TRADIÇÃO E PRÁTICAS LITERÁRIAS DE REEXISTÊNCIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

LITERACIES IN DISPUTE: THE CLASH BETWEEN TRADITION AND LITERARY PRACTICES OF RE-EXISTENCE IN THE BRAZILIAN NATIONAL HIGH SCHOOL EXAM

RESUMO

Uma breve leitura das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos anos revela-nos que, em fricção com discursos da tradição literária brasileira, servem de objeto de análise das questões da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias textos literários que se assentam em práticas discursivas de reexistência. Nesse sentido, à luz da Linguística Aplicada Indisciplinar, das teorias dos Letramentos e da abordagem teórico-metodológica da Análise Dialógica do Discurso, este artigo visou a investigar quais letramentos literários são (des)legitimados nas questões do Enem construídas a partir de textos literários que se constituem estética e discursivamente como discursos de reexistência. Para tanto, tomamos como base para a construção de nosso corpus as provas do Enem aplicadas nos anos de 2018, 2019 e 2020. Como conclusão, é possível afirmar que, apesar da relativa presença de textos literários de reexistência nessas provas, percebem-se ainda fricções entre abordagens de letramentos mais tradicionais e aquelas abertamente ideológicas.

Palavras-chave:
Enem; letramentos; letramentos literários; letramentos de reexistência

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Rua Sérgio Buarque de Holanda, n.571 - Cidade Universitária - CEP: 13083-859, Telefone: (+55) 19 - 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: tla@unicamp.br