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PAULO FREIRE E EDGAR MORIN: A COMPLEMENTARIDADE DE UM DIÁLOGO POSSÍVEL

PAULO FREIRE AND EDGAR MORIN: THE COMPLEMENTARITY OF A POSSIBLE DIALOGUE

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo estabelecer um diálogo epistemológico entre Paulo Freire e Edgar Morin, sob a perspectiva da Linguística Aplicada. Os aportes teóricos para a interlocução pretendida são a educação bancária e a emancipadora (FREIRE, 1992FREIRE, P. (1992). Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro, Paz e Terra., 2002FREIRE, P. (2002). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra., 2005FREIRE, P. (2005). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra .., 2007FREIRE, P. (2007). Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra .), a Epistemologia da Complexidade (MORIN, 1990MORIN, E. (1990). O método IV. As idéias: a sua natureza, vida, habitat e organização. Portugal: Publicações Europa-América., 1996MORIN, E. (1996). O problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Europa- -América., 2002MORIN, E. (2002). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. São Paulo, Bertrand Brasil., 2003MORIN, E. (2003). Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil., 2005MORIN, E. (2005). Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 8a. edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil ., 2007MORIN, E. (2007) Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez. UNESCO., 2011MORIN, E. (2011). Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 4ª ed. Porto Alegre: Sulina., 2013MORIN, E. (2013) A via para o futuro da humanidade. Tradução: Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil .), o entendimento de ato pedagógico (SANTOS, 2018SANTOS, A. A. (2018). Paulo Freire e sua trajetória rumo à concepção do ato pedagógico como ação dialógica. IN: K.L.V.Lira (org.), As diferentes faces e interfaces de uma educação para o século XXI: diálogos fronteiriços com Paulo Freire, Edgar Morin, Fernando Hernández, Pierre Lévy e Rudolf Steiner. 1ª. Edição. Kindle. Curitiba: Appris.) e a concepção de Linguística Aplicada na denominada modernidade recente (MOITA LOPES, 2006MOITA LOPES, L.P. (org.). (2006) Por uma linguística aplicada indisciplinar . São Paulo: Parábola Editorial.; FABRÍCIO, 2006FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de “desaprendizagem”: Redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editora, 2006. p. 45 a 65. entre outros). A relevância dessa proposta está em levar linguistas aplicados, educadores e interessados nessas e em áreas afins a reflexões transdisciplinares que articulem a Pedagogia Crítica, a Epistemologia da Complexidade e a Linguística Aplicada.

Palavras-chave:
epistemologia da complexidade; transformação; Linguística Aplicada

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