Acessibilidade / Reportar erro

CISÃO ENTRE LÍNGUA E LITERATURA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

RESUMO

Neste estudo, analisamos a abordagem de textos literários em três livros didáticos de Português como língua adicional (PLA) utilizados em três universidade norte-americanas. Especificamente, objetivamos responder às seguintes perguntas de pesquisa: 1) Como as atividades baseadas nos textos literários promovem a comunicação na língua-alvo? 2) Que oportunidades as atividades oferecem para o desenvolvimento do letramento literário? 3) Como as atividades abordam aspectos culturais relacionados aos textos literários? Para responder a essas perguntas, consideramos os seguintes critérios de análise qualitativa: primeiro, modos de comunicação (interpessoal, interpretativo e presentacional), discurso expandido e gramática; segundo, passos básicos para o desenvolvimento do letramento literário (motivação, introdução e interpretação); terceiro, produtos, práticas, perspectivas culturais e a noção de interculturalidade. Os resultados indicam que os livros didáticos incorporam a maioria dos aspectos examinados, porém de forma inconsistente e em número relativamente pequeno de atividades.

Palavras-chave:
Português como língua adicional; textos literários; comunicação; letramento literário; cultura

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br