Acessibilidade / Reportar erro

RE-TEORIZANDO O(S) SILÊNCIO(S)

RESUMO

O presente artigo descreve um estudo de caso que ocorreu durante um estudo etnográfico nos Estados Unidos em uma aula de Literatura Inglesa do Ensino Médio com duas jovens afro-americanas, Pan e Natonya. O estudo de caso revelou o silêncio e outros processos reflexivos que criaram oportunidades para desvendar e teorizar o silêncio, o que levou à articulação de uma trilogia do silêncio. Além disso, também tornou-se visível como as experiências de vida da pesquisadora afro-americana informou suas tentativas de compreender como Pam e Natonya navegaram no(s) silêncio(s). O artigo ancora-se nos trabalhos de pesquisadoras/es negras/os, no Feminismo Negro e em teorias da sociolinguística para explorar as seguintes questões: Como duas mulheres afro-americanas em um espaço predominantemente branco negociam o(s) silêncio(s) (por exemplo, silêncio, silenciamento, silenciada)? Como pesquisadoras afro-americanas negras constroem sentidos sobre essa negociação?

Palavras-chave:
re-teorizando o silêncio; letramento; jovens mulheres afro-americanas

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br