Acessibilidade / Reportar erro

PEDAGOGIA DECOLONIAL EM INTERFACE COM OS ESTUDOS DO LETRAMENTO: DECOLONIZANDO MONUMENTOS HISTÓRICOS

DECOLONIAL PEDAGOGY IN INTERFACE WITH LITERACY STUDIES: DECOLONIZING HISTORICAL MONUMENTS

RESUMO

Nossa intenção neste artigo é pensar uma proposta didática que entrelace teorias como decolonidade (Mignolo, 2003MIGNOLO, W. (2003). Histórias Globais/projetos Locais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG., 2007MIGNOLO, W. (2007). El Pensamiento Decolonial: Desprendimiento y Apertura. Un Manifiesto. In: GÓMEZ, S. C. & GROSFOGUEL, R. (Orgs.). El Giro Decolonial: Reflexiones para una Diversidad Epistémica más Allá del Capitalismo Global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, p. 25-46.; Quijano, 2005QUIJANO, A. (2005). Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, Colección Sur Sur, p. 118-142.; Walsh, 2009WALSH, C. (2009). Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. (Org.) Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras., 2013WALSH, C. (2013). Lo pedagógico y lo decolonial. Entretejiendo caminhos. In C. Walsh, Pedagogias decoloniales. Prácticas insurgents de resistir, (re) existir y (re) vivir. TOMO I. (pp. 23-68). Quito, Equador: Abya Yala., 2020WALSH, C. (2020). ¿Interculturalidad y (de)colonialidad? Gritos, grietas y siembras desde Abya Yala. In: LOSACCO, J.R. (org). Pensar distinto, pensar de(s)colonial. Caracas: Fundación Editorial El perro y la rana.), estudos do letramento (Street, 2003STREET, B. V. (2003). What’s “new” in new literacy studies?: critical approaches to literacy in theory and practice. In: Current Issues in Comparative Education, v.5, n.2, 77-91, 2003. Disponível em: < http://www.tc.columbia.edu/cice/pdf/25734_5_2_Street.pdf
http://www.tc.columbia.edu/cice/pdf/2573...
, 2014STREET, B. V. (2014). Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola.; Kleiman, 1995KLEIMAN, A. B. (org). (1995). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social escrita. Campinas: Mercado das Letras., 2006; Soares, 2003SOARES, M. (2003). Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica.; Rojo, 2009ROJO, R. (2009). Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial.), criticidade (Aguiar, 2022AGUIAR, A.E. (2022). Letramento crítico e teoria sócio-histórico e cultural: aproximações e reflexões sobre desenvolvimento e constituição do sujeito. Fórum Linguístico, Florianópolis (SC), v.19, n.3, p. 8268-8281. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/80564 Acesso em: 15 set. 2022.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/for...
; Freire, 1997FREIRE, P. (1997). Pedagogia do Oprimido. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra., 2006FREIRE, P. (2006). Pedagogía de la Tolerancia. Trad. Mario Morales Castro. México: FCE, CREFAL.; Carbonieri, 2016CARBONIERI, D. (2016). Descolonizando o Ensino de Literaturas de Língua Inglesa. In: JESUS, D. M. de; CARBONIERI, D. (Org.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, p.121-142.) e interculturalidade crítica (Walsh, 2007WALSH, C. (2007). Interculturalidad y colonialidad del poder. Un pensamiento y posicionamiento “otro” desde la diferencia colonial. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, p. 47-63., 2009WALSH, C. (2009). Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. (Org.) Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras., 2010WALSH, C. (2010). Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: VIAÑA, Jorge Uzieda; TAPIA, Luis; WALSH, Catherine. Construyendo interculturalidad crítica. 3. ed. La Paz, Bolívia: CAB Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, p. 75-97.), chegando à constituição do conceito de Letramento Cartográfico Digital Crítico. A ideia é que, por meio de uma pedagogia decolonial, esses conceitos entrem em convergência e, de forma orgânica, a síntese construída a partir do diálogo dessas teorias possa oportunizar outras possibilidades de estar, ser, sentir, existir, fazer, pensar, olhar, escutar e saber (Walsh, 2013WALSH, C. (2013). Lo pedagógico y lo decolonial. Entretejiendo caminhos. In C. Walsh, Pedagogias decoloniales. Prácticas insurgents de resistir, (re) existir y (re) vivir. TOMO I. (pp. 23-68). Quito, Equador: Abya Yala.) na escola através da produção de mapas virtuais, interativos e decoloniais.

Palavras-chave:
Decolonialidade; Pedagogia Decolonial; Estudos do Letramento; Letramento Cartográfico Digital Crítico; Monumentos Históricos

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Rua Sérgio Buarque de Holanda, n.571 - Cidade Universitária - CEP: 13083-859, Telefone: (+55) 19 - 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: tla@unicamp.br