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POPULISMO ALGORÍTMICO E A DATIFICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO DO POVO PELO INTERESSE FLAMENGO (VLAAMS BELANG) NA BÉLGICA

RESUMO

Os estudos sobre populismo tendem a entender o populismo como um fenômeno puramente político (MUDDE; KALTWASSER, 2017MUDDE C. & KALTWASSER, C.R. (2017). Populism. A very short introduction. Oxford: Oxford University Press. ; MÜLLER, 2016MÜLLER, J.W. (2016). What is populism. Philadelphia: Pennsylvania Press. ). A categorização de alguém como populista ou não é em muitos casos apenas baseada numa avaliação do discurso, estilo ou mesmo ideologia. É muito mais raro encontrar abordagens do populismo centradas na relação entre política e mídia, em particular meios digitais (exceções bem-vindas são CESARINO, 2019 e SILVA, 2019JACOBSON, J., GRUZD, A., KUMAR, P., & MAI, P. (2019). Networked Influence: An Introduction. Social Media + Society. v. 5, n. 3, pp. 1-5. https://doi.org/10.1177/2056305119865473
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). Ao longo deste artigo, argumentarei que não podemos compreender plenamente o populismo sem nos concentrarmos em pormenor na forma como os populistas e outros constroem efetivamente a voz populista, como se comunicam em diferentes plataformas como os “verdadeiros representantes do povo”. Isto significa, inevitavelmente, ter em conta a paisagem mediática em mutação como um contexto-chave que molda o populismo contemporâneo. O sistema híbrido das mídias, suas lógicas midiáticas, seus meios de comunicação e a sua cultura de conectividade têm de ser considerados quando se tenta dar sentido ao populismo e à política em geral no século XXI.

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