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ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO TRADICIONAL DE GRAMÁTICA VERSUS GÊNEROS DISCURSIVOS E ANÁLISE LINGUÍSTICA

ANALYSIS OF A PORTUGUESE TEXTBOOK: TRADITIONAL TEACHING VERSUS DISCOURSE GENRES AND LINGUISTIC ANALYSIS

RESUMO

Neste artigo, refletimos sobre a influência do livro didático (LD) na condução de atividades tradicionais de gramática na sala de aula e sobre a possibilidade do LD potencializar atividades relacionadas aos gêneros discursivos e ao eixo pedagógico análise linguística nas aulas de língua portuguesa. O objetivo geral do estudo é descrever e analisar como as atividades propostas no LD são dispostas e como podem estar relacionadas com alguns pressupostos das teorias linguísticas contemporâneas. Dessa forma, fundamentamos nosso trabalho apresentando as concepções de linguagem (BAKHTIN, 2009BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV). (2009). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec.; CHOMSKY, 1957CHOMSKY, N. (1957). Syntactic structures. Mouton: The Hague., entre outros), as teorias dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2011BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV). (2011). Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, p. 261-269.; FARACO, 2009FARACO, C. A. (2009). Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial. ) como, também, do ensino de análise linguística (FRANCHI, 2006FRANCHI, C. (2006). Mas o que é mesmo “gramática”? In: POSSENTI, S. (Org.). Mas o que é mesmo “gramática”? São Paulo: Parábola, p. 11-23.; GERALDI, 1997GERALDI, J. W. (1997). Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes ., 2016). Pontuamos, ainda, alguns aspectos do uso do livro didático em sala de aula (CORACINI, 1999CORACINI, M. J. (1999). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas: Pontes.; LAJOLO, 1996LAJOLO, M. (1996). Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p. 3-9, jan/mar.) e, por fim, apresentamos o livro Projeto Teláris, utilizado neste trabalho. Para tanto, tendo como principal recurso o livro didático, realizamos uma pesquisa documental de cunho qualitativo (GIL, 2010GIL, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas .; SILVA; MENEZES, 2005SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. (2005). Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFS.). Os dados coletados e analisados sugerem um mascaramento das atividades tradicionais, as quais são nomeadas com termos provenientes de teorias linguísticas contemporâneas, mas, em sua maioria, recaem no ensino explícito de gramática e, assim, se afastam das teorias dos gêneros do discurso e da análise linguística e direcionam o ensino do professor para um trabalho engessado e gramatiqueiro.

Palavras-chave:
livro didático; gêneros do discurso; análise linguística

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