Acessibilidade / Reportar erro

BRINQUEDOS COMO TEXTOS: POR UMA ABORDAGEM MULTIMODAL PARA SEMIÓTICA DOS BRINQUEDOS

RESUMO

Os brinquedos, em sua miríade de versões, historicamente foram considerados objetos de investigação no que diz respeito ao seu uso e efeitos pedagógicos durante a brincadeira. No entanto, deve-se dizer que a pesquisa acadêmica na direção das configurações multimodais e dos potenciais de significado dos brinquedos é bastante escassa, apesar de alguns estudos relevantes na área (Caldas-Coulthard & van Leeuwen, 2001Caldas-Coulthard, C. R. & Leeuwen, van Leeuwen, T. (2001). Baby’s First Toys and the Discursive Constructions of Babyhood. In: Folia Linguistica 35 (1-2). 2001., 2002Caldas-Coulthard, C. R. & van Leeuwen, T. (2002) Stunning, Shimmering, Iridescent: Toys as the Representation of Gendered Social Actors. In Litosseliti, Lia & Sunderland, Jane (Eds.). Gender Identity and Discourse Analysis. Amsterdam: John Benjamins, pp. 91-108., 2004Caldas-Coulthard, C. R. & van Leeuwen, T. (2004). Discurso Crítico e Gênero no Mundo Infantil: Brinquedos e Representações de Atores Sociais. In: Revista Linguag(em) Discurso, volume 4, número especial.; Machin & Van Leeuwen, 2009MACHIN, D.; VAN LEEUWEN, T (2009). Toy as discourse: children’s war toys and the war on terror. Critical Discourse Studies, 6 (1), pp. 51-64. Routledge.; almeida, 2006ALMEIDA, D. B. L. (2006).Icons of Contemporary Childhood: A Visual and Lexicogrammatical Investigation of Toy Advertisements. 215 f. Tese de Doutorado. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.; 2008ALMEIDA, D. B. L. (2008). Beyond the Playground: The Representation of Reality in Fashion Dolls’ Advertisements. Linguag(em) (Dis)curso (Impresso), v. 8, p. 203-228.; 2009ALMEIDA, D. B. L. (2009). Where have all the children gone? A visual semiotic account of advertisements for fashion dolls. Visual Communication (Print), v. 8, p. 481-501.; 2014ALMEIDA, D. B. L. (2014). The political values embedded in a child s toy: The case of Girl Power in the Brazilian doll Susi. In: Visual Communication. Series: Handbooks of Communication Science [HoCS]. Machin, D. (Ed.).1ed.: De Gruyter Mouton, v. 1, p. 539-564.; 2017ALMEIDA, D. B. L. (2017).; ITRA NEWSLETTER International Toy Research Association Vol. 21 No. 2 Winter 2017. International Toy Research Association Newsletter: Winter Issue, United Kingdom, p. 11-11, 26 dez. 2017.; 2018ALMEIDA, D. B. L. (2018). “It can cry, it can speak, it can pee”: Modality Values and Playing Affordances in Contemporary Baby Dolls’ Discourse. Ilha do Desterro. Florianópolis: Santa Catarina.).) Metodologicamente, tentarei demonstrar como os sistemas de significação derivados da Gramática do Design Visual (GV), de Kress e van Leeuwen (2006)Kress, G. & Van Leeuwen, T. (2006) Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge., como o subsistema de modalidade (valor da realidade), quando combinados com outros conceitos, como a noção de tecnocracia da sensualidade de Varney (1999)Varney, W. (1999). Toys, play and participation. In: Brian Martin (ed.), Technology and Public participation. Wollongong, Australia: Science and Technology Studies, University of Wollogong, pp. 15-36. e os conceitos de representacionalidade densa e apego tátil de Fleming (1996)Fleming, D. (1996) Powerplay: Toys as Popular Culture. Manchester: Manchester University Press. se mostraram eficazes como instrumento teórico para a semiótica dos brinquedos, permitindo ir além da investigação da perspectiva bidimensional de suas propagandas, a fim de verificar configurações materiais como a textura, o cheiro, as possibilidades cinéticas e o grau de realismo dessas representações tridimensionais da infância. Por meio de lentes essencialmente linguísticas, acredito contribuir para a pesquisa em semiótica social através da articulação da análise dos aspectos linguísticos dos dados com a discussão de questões sociais mais amplas, tais como papéis de gênero, diversidade, representação e inclusão. Em suma, minha principal intenção é propor um olhar inovador e exploratório sobre os brinquedos, tanto como textos quanto como artefatos culturais carregados de ideologias.

Palavras-chave:
brinquedos; semiótica; multimodalidade

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br