RESUMO
Esta entrevista com o Prof. Dr. Brian Morgan da Universidade de York apresenta as perspectivas dos professores Morgan e Ferraz em relação à educação linguística no Canadá e no Brasil. A conversa focaliza temas essenciais para a educação linguística em ambos os contextos: políticas neoconservadoras, neoliberalismo, filosofia da linguagem (Derrida, Bakhtin Foucault, Deleuze), estudos culturais, formação de professores e práticas de ensino. Brian Morgan nos convida a repensar: 1. A agenda neoliberal nas ações e políticas educacionais; 2. As relações entre teorias (filosofias da linguagem, estudos culturais) e práticas (por exemplo, como tais teorias impactam ou não as práticas pedagógicas dos professores da escola pública); 3. O desenho de práticas pedagógicas (por exemplo, o projeto Get Involved, MONTE MÓR; MORGAN, 2014MONTE MÓR, W.; MORGAN, B. (2014). Between conformity and critique. Teaching volunteerism, 'activism' and active citizenship: Dangerous pedagogies? Interfaces Brasil-Canadá [Special Issue], 14 (2), p. 16-35.) que proveem momentos críticos para se trabalhar com e contra as agendas neoliberais.
Palavras-chave:
educação linguística; Brasil; Canadá; neoliberalismo; tempos neoconservadores