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NARRANDO A SI E AO(S) OUTRO(S): A RESPONVIDADE DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO BRASILEIROS/AS AO INGLÊS, ENSINO DE INGLÊS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM AUTOBIOGRAFIAS DE APRENDIZAGEM

RESUMO

O presente artigo recorre a construtos da análise dialógica do discurso desenhada pelo Círculo de Bakhtin, à concepção de ideologia linguística e a uma perspectiva transgressiva de Linguística Aplicada para interpretar como alunos/as de graduação de Letras Português/Inglês de uma universidade pública do Rio de Janeiro, Brasil, posicionam-se em relação ao Inglês, Ensino de Inglês e letramentos em escritas narrativas autobiográficas sobre os próprios processos de aprendizagem. As autobiografias de aprendizagem foram produzidas pelos/as estudantes que estavam iniciando sua formação como futuros/as professores/as de língua inglesa e portuguesa em um curso de escrita acadêmica. Com base no pressuposto de que aquilo que identificamos como nossos pensamentos, crenças e “verdades” é construído no nível interpessoal antes de se tornar propriamente “nosso” (Voloshinov 1929 [1986]VOLOSHINOV, V. N. (1929 [1986]). Marxism and the philosophy of language. Harvard University Press.) e alinhando-me à uma perspectiva ideológica dos letramentos (Street 1984STREET, B. (1984). Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press ., 1995STREET, B. (1995). Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. Longman Group Limited. [2014]STREET, B. (1995 [2014]). Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial . , 2009STREET, B. (2009). Ethnography of writing and reading. In: Olson, D. N.; Torrance, N. (eds.), The Cambridge handbook of literacy. Cambridge University Press: 2009, pp. 329-345.), busco compreender as ideologias sobre línguas e letramentos a partir de inter-relações entre o micro contexto em que as autobiografias foram produzidas e os níveis macro sociais que influenciaram posicionamentos sobre si e sobre outrem nas narrativas.

Palavras-chave:
autobiografias de aprendizagem; ideologias linguísticas; letramentos

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