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UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LEITURA NO PIBID FUNDAMENTADA NA PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DE TEXTO DA ESCOLA DE SYDNEY PELO VIÉS DA LINGUÍSTICA APLICADA E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

AN EXPERIENCE ON TEACHING READING WITHIN PIBID BASED ON THE SYDNEY SCHOOL GENRE-BASED PEDAGOGY FROM THE PERSPECTIVE OF APPLIED LINGUISTICS AND TEACHER EDUCATION

Resumo

Inseridos em práticas contemporâneas de formação de professores de línguas no âmbito da Linguística Aplicada, discutimos neste texto a dinamização do programa Ler para Aprender (LPA, ROSE; MARTIN, 2012ROSE, D.; MARTIN, J. R. 2012. Learning to write, reading to learn - Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. London, Equinox, 357p., ROSE, 2020aROSE, D. 2020a. Building a pedagogic metalanguage I: curriculum genres. In: J.R. Martin, K. Maton & Y.J. Doran (eds.), Accessing academic discourse - Systemic Functional Linguistics and Legitimation Code Theory. London and New York, Routledge, p. 236-267. https://doi.org/10.4324/9780429280726-10
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, 2020bROSE, D. 2020b. Building a pedagogic metalanguage II: knowledge genres. In: J.R. Martin, K. Maton & Y.J. Doran (eds.), Accessing academic discourse - Systemic Functional Linguistics and Legitimation Code Theory. London and New York, Routledge, p. 268-302. https://drive.google.com/drive/folders/1ixRuEVwr1bfSriLQO8loU4KdoY1rGtzu?usp=sharing],
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) na formação inicial de professores, bem como a articulação entre os gêneros do currículo e os gêneros do conhecimento por meio de uma metalinguagem pedagógica, conforme noção teórica de gênero de texto proposta por Martin e Rose (2008)MARTIN, J. R.; ROSE, D. 2008. Genre relations: mapping culture. London, Equinox, 289p. e a proposta de letramento contida em Rose e Martin (2012)ROSE, D.; MARTIN, J. R. 2012. Learning to write, reading to learn - Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. London, Equinox, 357p., além dos aspectos linguístico-gramaticais, que tomam por base a Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. 2014. Halliday’s introduction to functional grammar. Fourth edition. Abingdon, Oxon: Routledge, 480p. https://doi.org/10.1590/S1984-63982014000100002
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; ROSE; MARTIN, 2007). Objetivamos apresentar o modo como a metalinguagem pode ser produzida e recontextualizada da teoria linguística para o trabalho com a formação do professor, da teoria para a prática, em um contexto específico: professores em pré-serviço participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e daí para o ensino.

Palavras-chave
pedagogia com base em gêneros de texto; Escola de Sydney; metalinguagem pedagógica; Linguística Sistêmico-Funcional; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à; Docência (Pibid)

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